Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-05-2009

OMS se reúne com farmacêuticas para discutir vacina da gripe
Organização e especialistas tentam decidir qual vacina deverá ter prioridade de produção neste ano
OMS se reúne com farmacêuticas para discutir vacina da gripe
Foto:http://www.estadao.com.br

Empresas farmacêuticas estão prontas para começar a produzir uma vacina contra a gripe suína, mas como o vírus está em constante mutação, surgem várias dúvidas: quantas doses devem ser produzidas? Como serão distribuídas? Quem deve fer acesso?

As recomendações de uma comissão de especialistas serão repassadas à diretora-geral da OMS, Margaret Chan, que deverá apresentar um aconselhamento à indústria farmacêutica e à Assembleia Mundial de Saúde, na próxima semana.

O principal encarregado do combate à gripe na OMS disse que a reunião entre representantes da indústria e especialistas independentes tem por objetivo responder a questões que incluem quando recomendar aos fabricantes que troquem a produção da vacina para a gripe comum para uma que funcione contra a nova versão do vírus.

"Sem grande decisões, sem pronunciamentos", disse Keiji Fukuda a jornalistas, depois da reunião. "Estas são questões enormemente complicadas, e não se trata de algo que se possa resolver em uma única reunião".

Mas algumas pessoas têm a impressão de que a decisão já foi tomada.

"É uma conclusão passada", disse o especialista em vacinas David Fedson. "Se não investirmos numa vacina H1N1, então provavelmente veremos este vírus reaparecer em uma forma suave, moderada ou catastrófica, e não teríamos nada".

A maioria dos fabricantes de vacina para gripe só é capaz de produzir uma vacina de dada vez: vacina para a gripe sazonal ou vacina para a gripe pandêmica. A produção leva meses e é impossível mudar a matriz no meio do processo.

Os produtores podem fazer quantias limitadas de vacina sazonal e pandêmica - embora não ao mesmo tempo - mas não produzir ambas em massa.

"A questão é que a gripe sazonal já tem um impacto significativo nas pessoas", disse Fukuda. "É uma infecção que, estima-se, mata algumas centenas de milhares de pessoas a cada no pelo mundo, então há uma verdadeira troca se você simplesmente disser que vamos parar de fazer essa vacina".

Até o momento, as autoridades sanitárias não têm certeza de o quanto a gripe suína é letal, e se vão precisar de mais vacina sazonal ou pandêmica. E se o H1N1 sofrer mutação, os cientistas não sabem se uma vacina feita a partir da forma atual do vírus será eficiente

OMS se reúne com farmacêuticas para discutir vacina da gripe
Organização e especialistas tentam decidir qual vacina deverá ter prioridade de produção neste ano

Fonte: http://www.estadao.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir