Categoria Economia  Noticia Atualizada em 17-05-2009

Economia de Israel entra oficialmente em recessão
Israel entrou oficialmente em recessão após serem anunciados hoje os dados sobre crescimento do último trimestre
Economia de Israel entra oficialmente em recessão
Foto: http://www.vieiros.com

Jerusalém, 17 mai (EFE).- Israel entrou oficialmente em recessão após serem anunciados hoje os dados sobre crescimento do último trimestre, que mostram, pelo segundo período consecutivo, que o mercado contraiu.

O relatório divulgado hoje pelo Escritório Central de Estatísticas certifica uma redução do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,6% entre janeiro e março, o que causou grande mal-estar, apesar de que o Banco de Israel já tinha previsto há dois meses uma queda considerável.

Esta porcentagem se junta ao -0,5% do último trimestre de 2008, e confirma o que todas as previsões advertiam.

A recessão em Israel é resultado, segundo o relatório, das consequências locais das crises global no último meio ano, e vem alimentada por uma redução na demanda de bens israelenses a partir de outros mercados.

As exportações caíram no primeiro trimestre em 14,4%, com uma preocupante previsão de 46,3% em projeção anual.

O mesmo ocorre com as importações, que sofreram uma queda de 21,8% nos três primeiros meses, mas de 62,7% em projeção anual.

O consumo per capita também caiu de forma considerável (6%), assim como a receita do setor empresarial, que baixou 4,2%.

Outro sinal da nova realidade econômica em Israel, que registrava quatro anos de bonança, é a queda de 7,8% nos investimentos.

Apesar destes indicadores negativos, continua o forte crescimento no setor imobiliário, que impulsionou em 4,9% os preços dos imóveis, seguindo a tendência de 2008.

Também há o crescimento de 16,7% na venda de carros de uso privado - 85,2% em projeção anual -, provavelmente devido à devolução de milhares de veículos que eram alugados por empresas para empregados que foram demitidos nos últimos meses.

Após ficar, em meados do ano passado, no índice mais baixo da história israelense (6%), o desemprego aumentou também nos últimos três meses e, segundo o mais recente dado disponível, ficou em 7% em fevereiro. EFE

Economia de Israel entra oficialmente em recessão.

Israel entrou oficialmente em recessão após serem anunciados hoje os dados sobre crescimento do último trimestre.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir