Categoria Cinema  Noticia Atualizada em 17-05-2009

Tom Hanks quer fazer mais filmes baseados em livros de Dan Brown
Tom Hanks chega a uma confer�ncia de imprensa sobre o seu novo filme "Anjos e Dem�nios", em T�quio
Tom Hanks quer fazer mais filmes baseados em livros de Dan Brown
Foto: http://contigo.abril.com.br

T�QUIO, Jap�o (AFP) - - O ator Tom Hanks, protagonista do pol�mico "O c�digo da Vinci" e de "Anjos e Dem�nios", que ser� lan�ado na pr�xima semana, declarou que gostaria muito de atuar em outros filmes baseados na obra de Dan Brown e suas teorias da conspira��o religiosa que tanto irrita a Igreja cat�lica.

Hanks vive mais uma vez o professor e simbologista de Harvard, Robert Langdon, no novo filme que se segue ao "blockbuster" de 2006 ("O c�digo da Vinci"), sendo que, na realidade, "Anjos e dem�nios" � um livro anterior � hist�ria que envolvia a descend�ncia messi�nica de Jesus Cristo e a trama do abafamento do "sagrado feminino" por parte das autoridade eclesi�sticas.

"Eu acho que Langdon � um personagem atemporal como Sherlock Holmes. Um Indiana Jones intelectual sem chicote, e espero ter a chance de interpret�-lo mais umas cinco vezes", afirmou Hanks antes da estreia mundial da nova produ��o, em 15 de maio.

"J� conversei isso com Dan Brown e Ron Howard" (produtor e diretor), afirmou Hanks em coletiva de imprensa em T�quio, onde se encontra promovendo o filme.

A declara��o acontece quando Brown est� prestes a lan�ar seu terceiro livro protagonizado por Langdon, "The Lost Symbol" ("O s�mbolo perdido", numa tradu��o livre), que chegar� �s livrarias em 15 de setembro com uma tiragem inicial de cinco milh�es de c�pias.

Em "Anjos e dem�nios", Langdon se envolve no caso do assassinato de quatro cardeais considerados favoritos � sucess�o papal e tenta impedir que o Vaticano seja literalmente explodido.

"O C�digo da Vinci" despertou a ira dos cat�licos conservadores por partir da premissa, defendida por muitos historiadores, de que Jesus era casado com Maria Madalena e deixou filhos, fatos que teria sido ocultados e se tornado tema her�tico em termos de dogma cat�lico.

Hanks afirmou ainda que o novo filme do livro de Dan Brown levanta importantes questionamentos sobre f� e ci�ncia nos tempos modernos.

"Um filme cuja controv�rsia visa apenas atrair divulga��o e lucro n�o tem o menor valor. O que valeu a pena fazer esse filme � que seu tema prende a aten��o", explicou.

Por causa da controv�rsia que cerca as obras de Brown, a produ��o precisou recorrer ao que definiu como "t�ticas de guerrilha".

Isso incluiu enviar pequenas unidades de filmagens a loca��es �s quais as autoridades da Igreja proibiram acesso e fazer tomadas para ter cen�rios recriados nos est�dios de Hollywood.

"Sab�amos que n�o ter�amos a coopera��o do Vaticano porque, mesmo na �poca de "O c�digo da Vinci", sempre que ped�amos para filmar perto ou dentro de uma igreja cat�lica, nosso pedido foi rejeitado", explicou Ron Howard, que tamb�m dirigiu "O c�digo da Vinci".

"Mesmo filmando na base da guerrilha, n�o violamos nenhuma lei, mas nem sempre pedimos permiss�o para tudo que �amos fazer. Havia um clima de fazer esse filme como uma obra indie", acrescentou.

"Estou muito orgulhoso como diretor em termos de usar cada trucagem que existe no cinema, das ilus�es usadas h� 100 anos num filme mudo � mais sofisticada tecnologia digital, para tentar criar essa sensa��o para o p�blico de que os personagens estavam mesmo em Roma", concluiu.

Tom Hanks quer fazer mais filmes baseados em livros de Dan Brown.

Tom Hanks chega a uma confer�ncia de imprensa sobre o seu novo filme "Anjos e Dem�nios", em T�quio.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir