Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-05-2009

Diferenças étnicas no Sri Lanka existem desde antes da chegada dos portugueses
Soldados do Sri Lanka patrulham área em Puthukudiyiruppu, a cerca de 240 quilômetros da capital Colombo, nesta sexta-feira (24)
Diferenças étnicas no Sri Lanka existem desde antes da chegada dos portugueses
Foto: Eranga Jayawardena/AP

Dani Blaschkauer

Encurralada, a guerrilha dos Tigres Tâmeis anunciou neste domingo (17) que vai "silenciar as armas" depois de 25 anos de confronto aberto com o governo. Mas os conflitos étnicos que provocaram o confronto são anteriores à guerrilha e devem continuar.

O Sri Lanka é uma ilha situada no Oceano Índico e com uma área equivalente à do Rio de Janeiro mais metade do Espírito Santo, tem um ponto em comum com o Brasil: ambos os territórios foram colonizados primeiramente pelos portugueses.

Mas houve diferenças entre as duas colonizações. Os portugueses praticamente não aproveitaram as riquezas naturais do Sri Lanka, então chamado de Ceilão. Eles só aproveitaram o território situado no sudeste asiático como porto natural, favorecido por sua proximidade com a rica Índia.

Os portugueses também não ficaram até o país se tornar independente. Se no Brasil o domínio português durou mais de 300 anos, no Sri Lanka ele durou apenas entre 1506 e 1650. Depois disso, o país foi dominado pelos holandeses (1658-1880) e pelos britânicos (1880 até 1948).

"Portugueses e holandeses ficaram mais no litoral do Ceilão, principalmente no sul. Os britânicos é quem acabaram tendo mais influência principalmente no interior e norte, por ter aproveitado para o plantio de chá e borracha", disse ao G1 Jorge Flores, professor do departamento de História da Brown University e autor do livro ‘Curta história do Ceilão: quinhentos anos de relações entre Portugal e Sri Lanka’.

Flores relata ainda que as diferenças étnicas, que provocou mais de duas décadas um conflito mortal na ilha, são antigas, anteriores à chegada dos portugueses. Até o século XV, a ilha era dividida por reinos formados budistas, hindus e tâmeis. Com a chegada dos europeus, os nativos se acalmaram ou ao menos tiveram de, como se fala popularmente, ‘ficar na deles’.

"A maioria é formada por budistas. O norte sempre foi a região mais pobre, formada pelo hindus e tâmeis, que eram e são a minoria", disse Flores.

Integrante independente da comunidade britânica desde 1948, o Ceilão virou Sri Lanka anos mais tarde, em 1972, para tentar apagar de vez a presença dos colonizadores. Foi nessa época que os tâmeis passaram a reclamar de preconceito contra seu povo e criaram o grupo rebelde Tigres de Libertação da Pátria Tâmil (LTTE, pela sigla em inglês), que desde então tentava estabelecer um governo autônomo e acabou se rendendo neste domingo após ser encurralado pelo Exército .

Depois de várias rebeliões, a guerrilha aberta dos Tigres contra o governo começou em 1983. Nos últimos 25 anos, os combates causaram a morte de milhares de pessoas e o êxodo de outras milhares, principalmente tâmeis.

Sri Lanka e Portugal hoje

Hoje, a relação do Sri Lanka com Portugal é superficial, a ponto de o país europeu não ter nem embaixada ou consulado na ilha, segundo Flores. Há apenas instituições não governamentais portuguesas na ilha.

Além da religião católica, há pequenas comunidades que falam o crioulo e poucas palavras da língua portuguesa ainda permanecem", diz Flores. "Tolha e mesa, por exemplo", completou. Não é à toa que a capital é Colombo.

Diferenças étnicas no Sri Lanka existem desde antes da chegada dos portugueses
Governo da ilha derrotou rebeldes tâmeis neste domingo (17).
Guerrilha levou 25 anos, mas conflitos são anteriores e devem prosseguir.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir