Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-05-2009

Memória História não é de Responsabilidade Municipal
Respondendo as indagações sobre as reportagens veiculadas na imprensa sobre o abandono e esquecimento do poeta...
Memória História não é de Responsabilidade Municipal
Eliário
Foto: José Rubens Brumana

Respondendo as indagações sobre as reportagens veiculadas na imprensa sobre o abandono e esquecimento do poeta Narciso Araújo e do instrumento musical conhecido como cravo esquecido num canto da Igreja Nossa Senhora do Amparo, em Itapemirim, o Secretário de Cultura professor Eliário Leal disse que o aludido instrumento que era tocado pela senhora Odete Talma e que embalou com seus finos acordes diversos casamentos e missa: "não é da competência da prefeitura, pois é um patrimônio da igreja e é ela que tem de se responsabilizar pelos seus acervos", comentou.

Quanto à reedição do livro de Narciso Araújo, Eliário explicou que os direitos autorais demoram um século e que pertence a Editora José Olimpo. Quanto ao abandono do túmulo de Narciso Araújo, não foi indagado nessa reportagem, mas foi pedido na primeira reportagem.

A prefeitura local nada fez, deve ser por falta de empregados na área. Quanto a Editora José Olimpo, foi fechada há décadas, e mesmo assim os direitos autorais de um autor que lançou somente um livro e isso na década de 40 do século passado deve custar uma fortuna aos cofres públicos. Quanto a Igreja local a prefeitura já realizou reformas e pinturas nesse patrimônio.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir