Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-05-2009

OFICINA CEBS Com TEMATICA AMBIENTAL
A Igreja católica realizou o 6º Encontro Diocesano de CEBs com o tema Ecologia e Missão, sendo que...
OFICINA CEBS Com TEMATICA AMBIENTAL
Foto: José Rubens Brumana

CEBs aborda temática ambiental: Ecologia e Missão – o grito que vem da Amazônia ecoa na CEBs de 2009

A Igreja católica realizou o 6º Encontro Diocesano de CEBs com o tema Ecologia e Missão, sendo que no sábado foram realizadas diversas oficinas, das quais tive a experiência de participar de uma delas, com a temática: "ONGs e Movimentos Sociais".

Alguns aspectos devem ser abordados: primeiro, com uma sala com 30 pessoas e o horário de 14:00 às 18:00 h, finalizando, com também 30 pessoas, ou seja, eles vieram para debater, aprender, ensinar e serem multiplicadores de tudo que acontece em suas diversas comunidades e o que isso tem de tão importante? Observe nos cursos que você: leitor está acostumado a participar, na maioria das vezes, encerra com menos da metade do número inicial de participantes.

Outra observação, diz respeito à temática, desse ano – "Ecologia e Missão", demonstrando, de maneira transparente, que a igreja Católica está à frente de todos os grandes temas nacionais e do mundo, engajada em dar a sua parcela de contribuição, debatendo e propondo caminhos, escutando e socializando as idéias, cumprindo o seu papel no terceiro setor como sociedade organizada de vanguarda e fundamental para a organização da sociedade atual.

Nota-se também, a diversidade do público presente somente nesta oficina, com destaque: Cachoeiro de Itapemirim, Iuna, Ibatiba, Venda Nova do imigrante, Muniz Freire, Alegre, Irupi, Vargem Alta, Itapemirim, São José do Calçado, Castelo, Conceição do Castelo, Marataízes, Dores do Rio Preto, quase que toda a Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim e uma diversidade de representantes, de estórias, de conhecimento de meio ambiente, de idéias, de hábitos e costumes, uma mistura rica de troca de saberes, idades também desiguais, ações e reações, enfim uma mistura, cujo resultado foi amplo, abrangente e importante para as ações da igreja, com base nos anseios sociais para a tomada de decisões a serem implementadas, pela igreja e todas as dioceses do sul do Estado.

Segundo pesquisadores da John Hopkins University, dos Estados Unidos, o Terceiro Setor é a oitava força econômica mundial, movimentando 1,1trilhão de dólares por ano, gerando aproximadamente 10,4 milhões de empregos. O economista Lester Salamon, da mesma universidade, coordenou uma pesquisa em 22 países, incluindo o Brasil, que concluiu que o segmento gira 1,1 trilhão de dólares, empregando 19 milhões de pessoas, excluindo-se os voluntários. Esta pesquisa levantou o perfil do Terceiro Setor no Brasil, em pessoal ocupado por área de atuação:

A pesquisa demonstra que a Religião concentra 93.769 pessoas e que o Meio Ambiente concentra 2.499 pessoas, ficando evidente, a força da Religião e a larga faixa a ser ocupada, pelos ambientalistas.

Da teoria: nota-se que as ações da Religião são 83.775, representando 24,8 % das ações do terceiro setor, enquanto o setor ambiental realiza 2.562 ações, ocupando apenas 0,8% das ações.

De retorno a oficina: expõe-se ainda: que foram respondidos pelos 30 participantes, dois questionários, que levarão a conclusões fundamentais para a nova investida que a igreja católica pretende dar as questões ambientais.

Abordagens do tipo: qual o impacto de maior relevância em seu município? Quais as ações do terceiro setor ambiental em sua região? e como a igreja pode fortalecer o terceiro setor que já lida com meio ambiente? Ou ainda, quais as ações da igreja para estimular novos grupos para atuarem junto às questões ambientais?

Os desdobramentos, desse importante momento ambiental, em nosso Município, farão parte de outra matéria, já que a compilação dos dados e as novas estratégias a serem adotadas pela igreja em todo sul do Espírito Santo, serão embasadas no resultado das oficinas.

Que o Deus lindo esteja no coração de cada um de todos nós e que tenhamos a coragem de mudar o nosso comportamento, para podermos interferir de forma a promover a nova reforma ambiental necessária e ligeira em todo o nosso planeta.

Luciano Sansão Teixeira – Engenheiro Agrônomo e Gestor Ambiental.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir