Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 20-05-2009

Nasa mostra como Hubble era visto do interior da Atlantis
Pain�is solares do Hubble vistos ao fundo pela janela da cabine de controle do �nibus espacial Atlantis
Nasa mostra como Hubble era visto do interior da Atlantis
Foto: Nasa/Divulga��o

A Nasa, ag�ncia espacial americana, divulgou em seu site nesta ter�a-feira uma imagem de como o telesc�pio espacial Hubble era visto do interior do painel de controle do �nibus espacial Atlantis. A fotografia marcou a despedida da miss�o que significou o �ltimo contato f�sico do homem com o famoso observat�rio.

"O Hubble n�o � s� um sat�lite. (Representa) A busca de conhecimentos de toda a Humanidade", afirmou o astronauta John Grunsfeld antes de fechar a escotilha da Atlantis pela �ltima vez, ap�s as cinco caminhadas espaciais que realizou ao lado do colega Drew Feustel para consertar o Hubble.

Os novos equipamentos instalados permitir�o que o velho observat�rio de 13 t sobreviva em �rbita por mais cinco anos. No entanto, quando os sistemas se esgotarem e as baterias pararem de funcionar, o instrumento que levou as fronteiras da astronomia a limites sem precedentes ficar� abandonado, se transformar� em lixo espacial e ser� substitu�do por um novo telesc�pio muito mais moderno.

Novidades
Entre os novos equipamentos do Hubble, destaca-se um aparelho que observar� a luz emitida por quasares extremamente afastados da Terra para registrar as altera��es geradas por gases que atravessam gal�xias distantes. Isto permitir� que os cientistas descubram a composi��o desses gases, como mudaram ao longo do tempo e de que forma afetam as gal�xias.

Al�m disso, uma nova c�mera acoplada ao Hubble permitir� a obten��o de imagens de alta resolu��o e extremamente claras e detalhadas, com uma gama muito variada de cores. Com freq��ncias de onda ultravioleta e infravermelha, esta � a c�mera com tecnologia mais avan�ada que j� instalada no Hubble.

Adeus e retorno
Ao conclu�rem a miss�o de US$ 220 milh�es, a astronauta Megan McArthur utilizou o bra�o rob�tico da nave para retirar o telesc�pio do compartimento superior, levant�-lo e liber�-lo �s 9h57 (de Bras�lia), soltando-o a uma dist�ncia de 563 km da Terra. Pouco depois, o comandante do Atlantis, Scott Altman, ligou por alguns instantes os motores do �nibus espacial e come�ou a se afastar do Hubble, at� ficar a cerca de 360 km da Terra. No momento, o Atlantis encontrava-se sobre o Oceano Atl�ntico e se movia em dire��o � costa da �frica a 27 mil km/h.

A nova �rbita alcan�ada pelo �nibus espacial � a mesma que, na sexta-feira, ser� utilizada para o retorno ao Centro Espacial Kennedy, no sul da Fl�rida.

H� 19 anos
O Hubble, que j� deu mais de 97 mil voltas ao redor do planeta, entrou em �rbita em 24 de abril de 1990, quando foi lan�ado a bordo do �nibus espacial Discovery. De l� para c�, a c�mera do telesc�pio revelou � humanidade imagens impressionantes dos confins do universo.

Com informa��es das ag�ncias AP, AFP e EFE

Nasa mostra como Hubble era visto do interior da Atlantis.

Pain�is solares do Hubble vistos ao fundo pela janela da cabine de controle do �nibus espacial Atlantis.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir