Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-05-2009

Mianmar silencia perante apoio internacional a Nobel da Paz
A Junta Militar de Mianmar (antiga Birm�nia) fez sil�ncio hoje diante das chamadas de organismos e Governos de todo o mundo
Mianmar silencia perante apoio internacional a Nobel da Paz
Foto: http://www.bbc.co.uk/

Bangcoc, 15 mai (EFE).- A Junta Militar de Mianmar (antiga Birm�nia) fez sil�ncio hoje diante das chamadas de organismos e Governos de todo o mundo para a liberta��o da chefe do movimento democr�tico e Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi.

O assunto nem chegou a ser mencionado hoje na imprensa do pa�s.

ONU, Estados Unidos, Uni�o Europeia (UE), Reino Unido, Austr�lia, Nova Zel�ndia, Jap�o, Indon�sia e Cingapura, Anistia Internacional, Human Rights Watch e outros pediram a liberta��o de Suu Kyi, que foi levada nesta quinta-feira ao pres�dio de Insein por ter violado a pris�o domiciliar que cumpria desde 2003.

A �nica rea��o aparente do regime militar birman�s � o pessoal que foi enviado para o exterior da penitenci�ria de Insein, nos arredores de Yangun, que faz uma apura��o de todas as pessoas que passam pela regi�o.

"Claro que gostar�amos de publicar essa informa��o, mas n�o podemos. A censura proibiria", declarou um jornalista birman�s ao jornal independente "The Irrawaddy", que � distribu�do na Tail�ndia.

Os membros da Associa��o de Desenvolvimento e Solidariedade de Mianmar, grupo que a Junta Militar empregou no passado para amea�ar, intimidar e enfrentar os partid�rios de Suu Kyi, colaboram com a vigil�ncia em Insein e seus arredores.

Com a imprensa, a televis�o e a internet controlados pelo Estado, aos birmaneses s� resta a r�dio para poder saber o que acontece com a filha do her�i da independ�ncia birmanesa, Aung San.

Suu Kyi, de 63 anos, e as duas mulheres, uma m�e e uma filha, que cuidam dela h� anos, foram acusadas no mesmo dia que ingressaram em Insein de graves delitos que, no caso da l�der birmanesa, podem ser castigados com penas de entre tr�s e cinco anos de pris�o.

O julgamento come�ar� na pr�xima segunda-feira no interior da penitenci�ria de Insein. Tamb�m ser� julgado o americano John William Yettaw, que chegou a Yangun em 2 de maio.

Segundo um jornal controlado pela Junta Militar, no dia seguinte o americano nadou no lago Inya at� a casa de Suu Kyi e, driblando a vigil�ncia, entrou na casa dela.

Yettaw, de 53 anos, foi detido no dia 6 quando abandonou a casa e retornava nadando.

No dia seguinte, o m�dico da Nobel da Paz de 1991 foi detido pelos corpos de seguran�a.

Mianmar est� sob regime militar desde 1962, embora as �ltimas elei��es legislativas que convocou, em 1990, tenham sido perdidas para Suu Kyi e seu partido. Por isso, n�o reconheceu o resultado.

Suu Kyi viveu em pris�o domiciliar 13 dos �ltimos 19 anos. EFE

Mianmar silencia perante apoio internacional a Nobel da Paz

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir