Categoria Pop & Art  Noticia Atualizada em 20-05-2009

Tarantino tentar conquistar Cannes com seus Inglorious Bast
O diretor Quentin Tarantino enviou um esquadr�o de bastardos ingl�rios matadores de nazistas ao Festival de Cinema de Cannes
Tarantino tentar conquistar Cannes com seus Inglorious Bast
Foto: G1

CANNES, Fran�a, 20 Mai 2009 (AFP) - O diretor Quentin Tarantino enviou um esquadr�o de bastardos ingl�rios matadores de nazistas ao Festival de Cinema de Cannes nesta quarta-feira com o filme "Inglourious Basterds", projetado na mostra de produ��es que competem pela Palma de Ouro.

"� o poder do cinema que vai derrubar o Terceiro Reich!", disse um empolgado Tarantino, que deu a entrevista coletiva p�s-premi�re ao lado de Brad Pitt, uma das estrelas de seu elenco.

O novo trabalho do cultuado diretor, que em 1994 ganhou a Palma de Ouro com "Pulp Fiction", traz todas as caracter�sticas marcantes de seus filmes, como os di�logos precisos, a viol�ncia extrema, o humor negro e muitas refer�ncias a mestres do cinema.

O filme, um dos 20 em competi��o pelo principal pr�mio de Cannes, tem ainda a trilha sonora assinada pelo astro do rock David Bowie.

No "filme de um monte de caras em uma miss�o", como "Inglorious Basterds" foi brevemente descrito por seu diretor, Pitt interpreta o tenente Aldo, que lidera um esquadr�o de soldados judeus americanos que atravessa a Fran�a ocupada pelos nazistas tratando seus inimigos com viol�ncia e brutalidade.

Aldo diz a seus homens que cada um deve trazer o escalpo de 100 nazistas, e jura aterrorizar o ex�rcito alem�o com "os corpos decapitados, desmembrados e desfigurados que formos deixando para tr�s".

Uma hist�ria paralela mostra uma menina judia que decide se vingar depois de testemunhar o assassinato de toda a sua fam�lia pelos soldados nazistas.

Hitler, Goebbels e outros membros da lideran�a do Terceiro Reich aparecem no filme, que culmina com uma conspira��o estrangeira para derrubar o regime na estreia de um filme de propaganda nazista em Paris.

"� obviamente ultrajante!", brincou Pitt na entrevista desta quarta-feira.

Setenta por cento do filme � ambientado na Fran�a e na Alemanha, mas o diretor, de 46 anos, parecia despreocupado com uma eventual rejei��o do p�blico americano aos trechos legendados.

"N�o sou um cineasta americano, eu fa�o filmes para o planeta Terra e Cannes � o lugar que representa isso", disse Tarantino, cuja carreira decolou em 1991 com o filme "C�es de Aluguel".

Tarantino, Pitt e outras estrelas devem comparecer mais tarde nesta quarta-feira � premi�re de gala de "Inglorious Basterds".

As primeiras resenhas do filme na imprensa se dividiam.

"Quentin Tarantino volta � cena com este grande triunfo hoje", escreveu o The Times de Londres.

J� o Hollywood Reporter escreveu em sua manchete: "Um filme de guerra surpreendente suave do rei das hist�rias sangrentas?"

"A hist�ria n�o vai se repetir para Quentin Tarantino," afirmou. "'Inglourious Basterds' apenas d� continuidade � s�rie de decep��es da competi��o deste ano".

O elenco estrelado de Tarantino inclui Mike Myers, Eli Roth, Diane Kruger e o irland�s Michael Fassbender.

rm/ap/sd

Tarantino tentar conquistar Cannes com seus 'Inglorious Basterds'

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir