Categoria Politica  Noticia Atualizada em 20-05-2009

PSDB indica Álvaro Dias para presidir CPI da Petrobras
O senador tucano Álvaro Dias
PSDB indica Álvaro Dias para presidir CPI da Petrobras
Foto: André Dusek/AE

Leonardo Goy

BRASÍLIA - As negociações para a formação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Petrobras começam a se acirrar. Nesta quarta-feira, 20, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) anunciou que seu partido está lançando o seu nome para presidir a comissão. "Pela tradição da Casa, cabe ao PSDB como proponente indicar a presidência", disse o senador. Segundo ele, se o governo vier a vetar a indicação tucana, os enfrentamentos na CPI podem se tornar mais exacerbados. "O partido não assimilará com tranquilidade qualquer tipo de veto."

Com esse movimento do PSDB, a oposição tem hoje dois nomes na disputa pelo mesmo cargo, já que o DEM lançou na terça o nome do senador Antonio Carlos Magalhães Júnior (BA) para a presidência da CPI. Nos bastidores, comenta-se que o senador baiano é o que teria menor rejeição por parte do governo, já que partiu do PSDB a decisão de surpreender o governo ao fazer a leitura do requerimento da criação da CPI, na sexta-feira pela manhã.

Na visão do governo, o PSDB quebrou o acordo de líderes que havia sido fechado na quinta-feira para que a CPI fosse aberta somente depois que o presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, fosse ao Congresso para esclarecer a mudança de regime contábil, que proporcionou o não pagamento de R$ bilhões em impostos.

Em um primeiro momento, os parlamentares do governo afirmavam que não abririam mão de ter o presidente e o relator da CPI. Nesta quarta, porém, já há sinalização de uma possível negociação. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) disse há pouco que no início parecia que seria criada uma CPI de confronto, mas, segundo ele, está havendo uma evolução nas conversas.

PSDB indica Álvaro Dias para presidir CPI da Petrobras
Com a indicação, oposição tem agora dois nomes na disputa pelo cargo: Dias e ACM Júnior, indicado pelo DEM

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir