Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-05-2009

Ida, um fóssil de 47 milhões de anos e elo perdido dos p
Os restos fósseis de "Ida", um animal que viveu há 47 milhões de anos na Alemanha, foram apresentados nesta terça-feira em Nova York
Ida, um fóssil de 47 milhões de anos e elo perdido dos p
Foto: AFP

NOVA YORK, EUA (AFP) — Os restos fósseis de "Ida", um animal que viveu há 47 milhões de anos na Alemanha, foram apresentados nesta terça-feira em Nova York como um possível ancestral comum dos macacos e dos seres humanos.

Considerado o fóssil de primata mais completo já encontrado, o exemplar descoberto em 1983 perto de Frankfurt, foi apresentado à imprensa no Museu de História Natural de Nova York por um grupo de paleontólogos.

Os cientistas afirmaram que este exemplar de "Darwinius massillae", de um metro de altura e sexo feminino, pode ser uma espécie de elo perdido, um antepassado comum de macacos e homens.

Para os cientistas, "este descoberta é quase que como encontrar a Arca perdida", disse Jorn Hurum, paleontólogo norueguês da Universidade de Oslo, integrante do grupo que durante os dois últimos anos pôs em evidência a importância do fóssil para a compreensão da evolução e a origem do homem.

O esqueleto de "Ida", do qual faltou apenas uma perna, o equivalente a 5% de seu total, havia sido vendido em uma feira na Alemanha e separado em duas partes por colecionadores, antes de os cientistas desvendarem sua importância.

'Ida', um fóssil de 47 milhões de anos e 'elo perdido' dos primatas

Fonte: AFP
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir