Categoria Politica  Noticia Atualizada em 20-05-2009

Deputado do castelo se emociona em depoimento e ataca ACM Ne
Parlamentar afirma que ACM Neto (DEM-BA) quer 'ceifar' seu mandato. Ele disse que os que o acusam 'fazem da vida uma capitania heredit�ria'.
Deputado do castelo se emociona em depoimento e ataca ACM Ne
Foto: G1

O deputado Edmar Moreira (sem partido-MG) se emocionou durante o depoimento nesta quarta-feira (20) no Conselho de �tica da C�mara e fez ataques ao corregedor da C�mara, ACM Neto (DEM-BA). Para Moreira, as den�ncias contra ele de uso irregular de verba indenizat�ria s�o "irrespons�veis" e "levianas".

Moreira, que ganhou notoriedade por ter um castelo de R$ 25 milh�es registrado em nome dos filhos, destacou sua origem humilde e se emocionou ao lembrar de seu pai.

"Chegaram ao c�mulo de colocar na imprensa que eu era filho de um carteiro, como se isso para mim fosse algum dem�rito. Tenho muita honra de toda minha fam�lia, meus pais, meus av�s, meu filhos e meus netos. Sou acusado, talvez, por ser filho de um carteiro de Juiz de Fora e n�o ter recebido nada de m�o beijada como aqueles que me acusam, que fazem da vida uma capitania heredit�ria", afirmou o deputado dono do castelo.

Ele partiu no momento seguinte para o ataque contra o corregedor da C�mara. ACM Neto foi quem comandou a investiga��o preliminar contra Moreira. Segundo esta investiga��o, Moreira utilizou notas de uma empresa de sua propriedade para receber recursos da verba indenizat�ria. Moreira n�o conseguiu convencer a comiss�o de que os servi�os realmente foram prestados e levantou-se a suspeita que o deputado tenha ficado ele mesmo com o dinheiro.

Para o deputado dono do castelo, ACM Neto n�o teria condi��es para investig�-lo, at� porque pertence ao DEM, partido que o expulsou. "Este homem est� interessado em ceifar meu mandato. Que isen��o � esta? Que legitimidade possui este indiv�duo para averiguar qualquer ato contra a minha pessoa?"

A assessoria do deputado ACM Neto informou ao G1 que ele s� vai se pronunciar ap�s o depoimento de Edmar Mooreira ao Conselho de �tica. Em mar�o, quando foi instalado o processo contra o deputado, ACM Neto havia dito que a investiga��o iria se pautar nos documentos apresentdos. "A investiga��o acontece em sigilo conforme determina o regimento e � um direito do representado, mas n�s n�o vamos deixar de examinar nenhum documento", disse na �poca.

Moreira destacou tamb�m que foi desfiliado do DEM junto com seu filho, Leonardo, que liderava, na �poca, a bancada do partido na Assembl�ia Legislativa de Minas Gerais. Os filhos de Edmar, Leonardo e J�lio, acompanham o deputado, assim como dois advogados.

Ap�s os ataques, Moreira pediu, "por quest�es de sa�de", que um de seus advogados lesse a parte t�cnica da defesa. Foi argumentado que a cria��o da comiss�o de sindic�ncia foi ilegal e que pelas regras existentes n�o havia qualquer veda��o para a utiliza��o da verba indenizat�ria na pr�pria empresa do parlamentar.

Novamente foi mencionado o nome do presidente da C�mara, Michel Temer (PMDB-SP), que teria "perdoado" usos indevidos de parlamentares com passagens a�reas.

Por pedido dos conselheiros, a leitura feita pelo advogado foi suspensa e Moreira reassumiu a defesa. Ele afirmou que os servi�os de seguran�a pagos pela verba indenizat�ria foram prestados e disse ter enviado provas como um contrato e depoimentos de lideran�as pol�ticas de seu estado. "Quem gastar com seguran�a vai ter que filmar o servi�o?", questionou.

O deputado minimizou tamb�m o fato de ser o �nico cliente da empresa de sua propriedade que forneceu as notas. "Qual a ilegalidade de uma empresa n�o ter clientes na atualidade e passar por dificuldades financeiras?"

Para o parlamentar, a comiss�o de sindic�ncia n�o deveria ter ampliado o leque da representa��o e disse ser imposs�vel comprovar no caso de outros deputados tamb�m a presta��o de servi�os. "Eu n�o era o �nico que utilizava desta forma. Meu caso foi o cala-boca, o boi de piranha."

Deputado do castelo se emociona em depoimento e ataca ACM Neto

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir