Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-05-2009

Obama promete fechar Guantánamo apesar do Congresso
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje que cumprirá a promessa de fechar Guantánamo
Obama promete fechar Guantánamo apesar do Congresso
Foto: AFP

Washington, 21 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje que cumprirá a promessa de fechar Guantánamo, apesar de o Congresso ter se negado, por enquanto, a conceder os recursos para isso, e deixou transparecer que alguns presos poderiam ser mantidos presos de forma indefinida em solo americano.

"À medida que nossos esforços para fechar Guantánamo avançam, sei que a política no Congresso será difícil", disse Obama, em discurso nos Arquivos Nacionais, onde são preservados os documentos mais importantes do país, incluindo a Constituição.

"A prisão de Guantánamo enfraqueceu a segurança nacional dos Estados Unidos", disse Obama, em uma tentativa de refutar os argumentos dos republicanos para manter a prisão aberta.

Em seu discurso, Obama mostrou as linhas gerais de seu plano para desmantelar Guantánamo, onde permanecem 240 homens.

O presidente americano disse que transferirá alguns deles para prisões de máxima segurança nos Estados Unidos e os julgará nos tribunais federais ou nos tribunais antiterroristas especiais criados em Guantánamo pelo Governo de George W. Bush, com uma mudança nas normas que dê mais direitos aos acusados.

Obama anunciou também que seu Governo determinou que 50 detidos podem ser enviados "com segurança" para outros países, e está negociando com as nações a transferência.

Por último, disse que há um grupo de presos que "não podem ser julgados por crimes, mas que representam uma ameaça para a segurança dos Estados Unidos".

Obama mencionou a possibilidade de mantê-los em detenção "prolongada" para evitar que realizem "atos de guerra", mas prometeu que haveria um sistema de supervisão judicial e legislativa.

Na quarta-feira, o Senado votou de forma majoritária contra dar ao presidente os US$ 80 milhões que tinha solicitado para a fechar a prisão de Guantánamo, até que apresente um plano detalhado de como pretende fazer isso.

A Câmara de Representantes tinha se manifestado no mesmo sentido na semana passada.

A derrota na Legislatura ocorreu devido à resistência dos líderes democratas em aceitar o envio a seus distritos de detidos de Guantánamo, para serem presos ou libertados.

Os republicanos advertiram aos americanos que Obama quer mandar terroristas para seu bairro, um comentário que o presidente pareceu rechaçar hoje quando criticou os discursos "para assustar as pessoas, em vez de informá-las". EFE

Obama promete fechar Guantánamo apesar do Congresso

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir