Categoria Economia  Noticia Atualizada em 21-05-2009

Governo deve ampliar seguro-desemprego para mais 216,5 mil
Empregados foram dispensados por conta da crise financeira internacional. Duas parcelas extras do seguro custar�o ao governo R$ 263,7 milh�es.
Governo deve ampliar seguro-desemprego para mais 216,5 mil
Foto: http://midiacon.com.br/

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, anunciou nesta quinta-feira (21) que o governo quer ampliar para mais 216.500 trabalhadores demitidos em dezembro e janeiro por conta da crise financeira internacional o acesso a duas parcelas adicionais do seguro-desemprego. A medida ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo do Trabalhador (Codefat) na pr�xima semana.

Em fevereiro, o governo j� havia ampliado o n�mero de parcelas de cinco para sete para 103.707 trabalhadores dispensados em dezembro.

Segundo Lupi, a decis�o foi tomada depois que v�rios sindicatos ligados a outros segmentos da economia disseram que n�o estavam contemplados no novo benef�cio.

Do total de 216.500 desempregados que podem receber o benef�cio adicional, 73.360 foram dispensados em janeiro. Os outros 143.140 perderam o emprego em dezembro.

O ministro disse que essa ser� a �ltima amplia��o das parcelas de seguro-desemprego para trabalhadores que perderam seus postos por conta da crise. "A avalia��o que a gente faz � que ser� a ultima etapa da concess�o do seguro-desemprego extra, porque [o n�mero do emprego] j� est� positivo e vai continuar positivo", salientou.

Pelos c�lculos do Minist�rio do Trabalho, o governo vai desembolsar R$ 263,7 milh�es para pagar as parcelas extras.
Previs�o

Lupi fez uma previs�o otimista nesta quinta-feira sobre a taxa de desemprego. Para ele, ao final do ano a taxa, medida pelo IBGE, ficar� entre 8% e 8,5%.

"Todos os sintomas que a gente percebe s�o de resultados positivos. E eu continuo acreditando nesse resultado positivo, chegando ao final do ano com mais de um milh�o de empregos formais celetistas a mais no Brasil e com uma taxa de desemprego menor, entre 8% e 8,5%", disse Lupi.

Governo deve ampliar seguro-desemprego para mais 216,5 mil

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir