Categoria Economia  Noticia Atualizada em 21-05-2009

Bovespa segue cenário externo e opera em baixa no dia
Dados ruins sobre os EUA e o Reino Unido desanimam investidores. Para analista, mercado esperava oportunidade para embolsar lucros.
Bovespa segue cenário externo e opera em baixa no dia
Foto: http://ideiacentral.files.wordpress.com

O dia negativo nas bolsas de valores do exterior contaminam a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) nesta quinta-feira (21), que opera abaixo do patamar dos 50 mil pontos. Às 15h21, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, caía 2,86%, aos 49.780 pontos.

Leia também:
Após se aproximar de R$ 2, dólar volta a subir

Ao redor do mundo, o dia é de baixa nas bolsas de valores. Em Wall Street, o índice Dow Jones operava em queda de 1,53% pouco antes das 14h.

Na Europa, o mercado fechou em queda, com o FTSEurofirst 300 apontando baixa de 2,1% após cinco dias de ganhos. Na Ásia, as bolsas também registraram perdas no dia.

Dados macroeconômicos

A agência de classificação de risco Standard & Poor's reduziu a perspectiva da Grã-Bretanha para negativa. A notícia pesou sobre os pregões na Europa, estragando o humor dos investidores em outras praças financeiras.

"A decisão da S&P desencadeou um movimento de realização no exterior e a Bovespa acompanhou", disse o gerente de operações de renda variável da Futura Corretora, Renato Bandeira de Mello. Segundo ele, já havia sinais no mercado apontando para uma realização de lucros. "E qualquer notícia mais pessimista deve servir como gatilho para vendas."

Análise gráfica de analistas da consultoria Lopes Filho recomenda especial atenção para o suporte imediato do Ibovespa de 49.500 pontos. Se este for perdido, confirmará o início de importante processo corretivo e dará chance para operações de venda.

A manhã ainda contou com números negativos sobre a economia dos EUA. O número de trabalhadores norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego caiu em 12 mil na semana passada, mas os pedidos contínuos subiram para um novo recorde.

A taxa de desempregados com seguro nos EUA subiu para o maior nivel desde dezembro de 1982. Os dados corroboraram o cenário incerto sobre a recuperação da economia norte-americana.

No Brasil, a taxa de desemprego surpreendeu a expectativa de economistas e caiu em abril, para 8,9%. Em março, o desemprego nas seis regiões metropolitanas pesquisadas estava em 9%.

Véspera

A quarta-feira foi uma repetição da terça-feira. O Ibovespa operou em alta durante grande parte do pregão, superando os 52 mil pontos, mas na última meia hora de negócios as vendas acabaram prevalecendo.

Depois de bater 52.640 pontos, o índice encerrou com leve baixa de 0,20%, aos 51.245 pontos. Destaque para o giro financeiro de R$ 6,38 bilhões, o maior em duas semanas para dias sem vencimento de opções e índice.

Bovespa segue cenário externo e opera em baixa no dia

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir