Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 22-05-2009

FAÇA AS PAZES COM VOCÊ
Em algum momento da vida chegamos ao ponto de uma crise existencial...
FAÇA AS PAZES COM VOCÊ

http://ramonbarros.wordpress.com

Em algum momento da vida chegamos ao ponto de uma crise existencial. Frustração, mágoa, melancolia, e até depressão podem tomar conta de nosso íntimo. Por isso, em qualquer ponto que você se encontrar, seja qual sua idade cronológica, classe social, religião, raça, é hora de dar a volta por cima e seguir em frente.

Desapegue-se do passado: guarde e relembre somente as situações prazerosas, felizes e que construíram seu caráter de forma positiva. Viva o hoje, viva cada segundo presente, olhando para o amanhã. Cada segundo que passa não volta, por isso precisa ser vivido em toda sua extensão, de corpo e alma.

Sorrir, amar, doar, curtir, dividir, cooperar, são algumas das palavras que devemos exercer todos os dias, em cada hora, em cada minuto e segundo. Perdoar é a palavra que deve vir em primeiro lugar na lista de nossa "agenda diária". É preciso que compreendamos que não viemos para consertar o mundo ou alguém. As coisas não dependem só de nós, mas de um mecanismo que envolve outras pessoas, outros interesses e cada indivíduo tem um foco pessoal.

Perdoar começa de dentro para fora: aceitar todas as nossas limitações, imperfeições e erros é fundamental para que possamos seguir adiante. O perdão pode levar um bom tempo para se tornar realidade, mas temos que começar ontem. Rancor, ódio, ressentimento não devolverá nenhum momento ou nada, e mesmo que alguma indenização material se faça, o ato de perdoar deve existir.

Perdoar não é esquecer nem negar a realidade. É ultrapassar as barreiras que um sentimento negativo provoca nas pessoas, criando angústia em quem fica com esses pensamentos dentro de si mesmo. O perdão também não significa especificamente reconciliação, mas o ato de perdoar nos coloca acima de qualquer desentendimento.

Passamos boa parte de nossa vida tentando agradar outras pessoas e nos esquecemos de dar atenção a nós mesmos. O principal personagem da história de nossa vida fica sempre em segundo plano. É preciso aprender a dizer "não" e a conviver com o fato de às vezes desagradarmos algumas pessoas. Isso faz parte da vida.

Quebrar paradigmas, mudar crenças, rever valores é mais que obrigatório em qualquer época de nossas vidas. Deus não está no céu jogando os dados para determinar isso ou aquilo, portanto não adianta imputar a Ele qualquer insatisfação humana. Precisamos mudar nossos hábitos, adquirir novos conceitos, criar novas oportunidades, recomeçar a cada dia, como se fosse do zero.

Busque o milagre onde ele realmente existe: na perfeição de nosso corpo humano, nas flores que existem para embelezar nosso caminho, no sorriso sincero e incondicional das crianças, no céu, no mar, na terra, no amor, na descoberta, no perdão.

Mude o caminho, quando for para o trabalho, ouça outros tipos de música, veja filmes diferentes, desligue a televisão e ouça rádio. Deixe o computador de lado e ande de bicicleta. Largue o celular e solte pipa com crianças. Deixe o carro e ande a pé, coma frutas, ande descalço. Ria de você mesmo, ria com os outros, ria dos outros. Conte histórias, ouça histórias. Durma ao lado contrário da cama. Tome banho gelado, experimente comidas exóticas, escreva um livro, cante no karaoquê, passeie de ônibus, viaje de trem, acampe com os amigos, toque violão e cante Legião Urbana, Raul Seixas e RPM.

Use bermuda, tire a camisa, ande ao sol. Acorde cedo, durma mais cedo, levante de madrugada para ver o sol nascer. Arrume um animal de estimação, cuide dele, troque afeto com um ser que será sempre seu amigo. Ligue para os amigos, encontre seus parentes, peça perdão, perdoe, abrace, beije. Vá no forró, no show de rock, no evento gospel: experimente de tudo, veja tudo, conheça todos.

Viu como é fácil estar de bem com a vida? Basta viver.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Ramon Barros    |      Imprimir