Categoria Politica  Noticia Atualizada em 22-05-2009

Lula comete gafe ao explicar uso do termo "turco" no Brasil
Lula e Marisa durante visita � Mesquita Azul
Lula comete gafe ao explicar uso do termo
Foto: Ricardo Stuckert/Divulga��o

Jamil Chade

ISTAMBUL - O presidente Luiz In�cio Lula da Silva deixa empres�rios surpresos ao dizer que, no Brasil, todo vendedor de roupa ou de qualquer outro produto que passe de casa em casa � conhecido como "turco".

Lula � o primeiro presidente brasileiro a visitar a Turquia. O �nico chefe de estado que havia passado pelo pa�s foi Dom Pedro II, em 1875. O objetivo de Lula � o de ampliar o com�rcio entre os dois pa�ses e, para incentivar a plateia turca, tentou explicar o uso do termo no Pa�s.

"No Brasil, tem uma coisa interessante que voc�s precisam conhecer", disse Lula em um semin�rio com empres�rios locais. "Apareceu algu�m vendendo algo na porta de um brasileiro, ele sabe que � um turco que est� vendendo", afirmou, sem qualquer rea��o da plateia.

O presidente tentou explicar. "Qualquer vendedor que for vender um produto na casa das pessoas, prontamente ele � chamado de turco. Eu n�o sei se � o turco nascido em Istambul ou no tempo do Imp�rio Otomano, nascido na Ar�bia Saudita ou no L�bano", disse.

"� preciso fazer jus a essa especialidade de comercializar do povo turco para que possamos estreitar as rela��es comerciais entre o Brasil e a Turquia", disse. A plat�ia n�o riu.

Os turcos n�o s�o �rabes e nem falam a mesma l�ngua. A presen�a de turcos na imigra��o no Brasil � quase insignificante e as popula��es vindas do L�bano e S�ria apenas ganharam esse nome diante do fato de chegarem com passaportes do Imp�rio Otomano.

Lula ainda fez alguns empres�rios levantarem a sombrancelha ao anunciar que o Brasil tinha "17 milh�es de quil�metros de fronteira terrestre".

Nesta sexta, 22, Lula teve apenas um compromisso oficial durante todo o dia. Fechou um semin�rio de empres�rios e almo�ou com o setor privado. Pela manh�, passeou de barco pelo estreito de Bosforo. Pela tarde, visitou mesquistas e locais tur�sticos.

Lula comete gafe ao explicar uso do termo "turco" no Brasil
Sem rea��o da plateia, em Istambul, presidente diz que "qualquer vendedor" na casa das pessoas � "turco"

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir