Categoria Politica  Noticia Atualizada em 22-05-2009

Brasil e Turquia querem mais negócios entre os países
O presidente turco, Abdullah Gul (D), recebe o colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, em Ancara
Brasil e Turquia querem mais negócios entre os países
Foto: AFP

ANCARA, Turquia (AFP) — O presidente da Turquia, Abdullah Gul, e o presidente Luís Inácio Lula da Silva apelaram nesta sexta-feira para um avanço nos negócios entre os dois países, especialmente no setor de energia.

"Nós devemos levar nossas relações a um novo nível", afirmou Gul após uma reunião com Lula, que faz uma visita oficial à Turquia.

"Existe um grande potencial e nós temos que tirar proveito disso", completou Gul, antes de destacar que o comércio entre Turquia e Brasil é de apenas dois bilhões de dólares por ano.

Gul citou especificamente o setor de energia, que nas palavras dele tem "grances possibilidades para cooperação". Ele saudou o acordo assinado este ano para exploração de gás e petróleo entre a turca TPAO e a Petrobras.

"A parceria TPAO-Petrobras é muito importante. Quase 800 milhões de dólares devem ser investidos e nós acreditamos que nos próximos anos será possível extrair petróleo do Mar Negro".

O presidente Lula afirmou que o governo brasileiro deseja que a Petrobras se transforme na maior companhia de petróleo do mundo e que para isto acontecer é preciso investir e trabalhar em outros países.

Ele conclui nesta sexta-feira a visita à Turquia com um encontro com o presidente do Parlamento turco e um jantar com o presidente Gul, antes de retornar ao Brasil após uma viagem que também o levou a Arábia Saudita e China.

Brasil e Turquia querem mais negócios entre os países.
O presidente turco, Abdullah Gul (D), recebe o colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, em Ancara.

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir