Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-05-2009

IBGE: informática é o curso profissional mais procurado
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje levantamento que revela que...
IBGE: informática é o curso profissional mais procurado
Foto: http://semvagas.com

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje levantamento que revela que o curso de qualificação profissional mais procurado, em 2007, era o de informática (45,5%), seguido por comércio e gestão (11,5%). A rede privada de ensino atende a maioria dos alunos da educação profissional no País. O estudo, referente a 2007, revela que 53,1% das pessoas de 10 anos ou mais de idade que frequentavam em 2007 ou haviam frequentado anteriormente cursos desse tipo foram atendidas por instituições particulares, enquanto 22,4% por instituições públicas e 20,6% pelo Sistema S de ensino (Senai, Senac, Sebrae etc.).

Ainda de acordo com o IBGE, 10,2% dos que já se inscreveram em um curso profissionalizante não concluíram os estudos e, desse total, 25,5% citam os problemas financeiros como principal motivo da desistência. O estudo mostra também que, entre os 6 milhões de pessoas de 10 anos ou mais de idade que frequentavam, em 2007, algum curso de educação profissional, 80,9% estavam no segmento da qualificação profissional e 17,6%, em cursos técnicos de nível médio.

Somando os que frequentavam com os que já haviam frequentado curso de educação profissional (35,6 milhões de pessoas), a divisão se repetia: 81,1% estavam no segmento da qualificação profissional; o curso técnico de nível médio representava 18,2% do total; e a graduação tecnológica, 0,7%. O estudo, intitulado "Aspectos Complementares da Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional" é um suplemento da Pnad 2007 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), realizado pelo IBGE, em convênio com o Ministério da Educação.

IBGE: informática é o curso profissional mais procurado.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje levantamento que revela que...

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir