Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 24-05-2009

Nasa adia aterrissagem do Atlantis para domingo
C�u carregado atr�s da torre de controle de pouso no centro espacial Kennedy, na Fl�rida
Nasa adia aterrissagem do Atlantis para domingo
Foto: AFP

CABO CANAVERAL, EUA (AFP) � A Nasa adiou para domingo a aterrissagem do �nibus espacial americano Atlantis por causa do mau tempo em Cabo Ca�averal (Fl�rida, sudeste), onde a nave era aguardada trazendo sete astronautas.

Pelo segundo dia consecutivo, a ag�ncia espacial americana preferiu adiar o processo por causa da amea�a das nuvens carregadas e dos ventos laterais no Centro Espacial Kennedy, indicou um funcion�rio da Nasa. A tripula��o tem reservas de combust�vel para at� segunda-feira, no mais tardar.

"H� reservas para permanecer a bordo at� segunda-feira. Mas n�o queremos que esperem at� o �ltimo momento", explicou � AFP, o porta-voz da Nasa Allard Beutel.

O mau tempo tamb�m havia obrigado a Nasa a adiar na sexta-feira o retorno do �nibus espacial, que partiu no dia 11 de maio com uma tripula��o de sete astronautas para reparar o telesc�pio espacial Hubble.

Tamb�m na sexta-feira, as duas "janelas" para a aterrissagem -�s 10h00 locais (11H00 de Bras�lia) e �s 11h39 (12h39)- foram sucessivamente descartadas, com a pista do centro espacial molhada, condi��es que se mantiveram neste s�bado.

Depois de 12 dias de miss�o, a tripula��o da nave, que conseguiu com �xito reparar o telesc�pio espacial n�o sabe ainda com certeza quando pisar� na Terra.

"H� uma possibilidade de aterrissar no (Centro Espacial) Kennedy amanh� (domingo) e mantemos essa op��o aberta", disse aos sete astronautas Greg Johnson, encarregado da comunica��o com os membros da tripula��o.

A base californiana de "Edwards continua sendo uma op��o para amanh� e segunda-feira, se for necess�rio", acrescentou.

Mas a Nasa evita essa op��o at� o momento, apesar da previs�o de tempo bom para a Calif�rnia. Com o pouso na base de Edwards seria necess�rio, em seguida, transportar o Atlantis para Cabo Ca�averal, sua base de lan�amento, sobre um Boeing 747, por um custo de cerca de 2 milh�es de d�lares.

No domingo, a primeira chance de aterrissagem est� marcada para 10h02 (11h02 de Bras�lia).

A decis�o final do retorno deve ser tomada 90 minutos antes da aterrissagem e n�o pode ser cancelada, j� que o �nibus espacial n�o tem motores independentes que o permitam retomar altitude.

A Nasa j� havia pedido na quinta-feira � tripula��o que economizasse energia frente � possibilidade de ter que adiar o regresso.

A Nasa estabeleceu v�rias condi��es para a aterrissagem: n�o deve haver mais de 50% de nuvens no c�u, a visibilidade deve ser de pelo menos oito quil�metros, os ventos laterais n�o devem soprar a mais de 28 km por hora e n�o deve haver previs�es de chuva em um raio de 56 km em torno da pista.

O Atlantis retorna � Terra ap�s uma bem-sucedida miss�o para reparar o Hubble, que depois de 19 anos no espa�o revolucionou o conhecimento a respeito da origem do Universo gra�as a sua observa��o de gal�xias distantes.

A ag�ncia espacial norte-americana --que planeja substituir sua frota de �nibus espaciais no final de 2008-- indicou que n�o planeja mais visitas ao Hubble, um projeto conjunto com a Ag�ncia Espacial Europeia.

Nasa adia aterrissagem do Atlantis para domingo.

C�u carregado atr�s da torre de controle de pouso no centro espacial Kennedy, na Fl�rida.


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir