Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-05-2009

Coreia do Norte faz novo teste nuclear; ONU vai se reunir
A Coreia do Norte realizou nesta segunda-feira seu segundo teste nuclear, muito mais potente que o de 2006
Coreia do Norte faz novo teste nuclear; ONU vai se reunir
Foto: http://www.abril.com.br/

SEUL (Reuters) - A Coreia do Norte realizou nesta segunda-feira seu segundo teste nuclear, muito mais potente que o de 2006, levando o Conselho de Seguran�a da ONU a realizar uma reuni�o de emerg�ncia, mas provocando um abalo apenas moment�neo nos mercados.

O primeiro-ministro brit�nico, Gordon Brown, disse que a Coreia do Norte � "um perigo para o mundo", enquanto a R�ssia avaliou que a explos�o teve a mesma for�a da bomba at�mica lan�ada pelos EUA contra Nagasaki, no Jap�o, ao final da 2a Guerra Mundial, em 1945.

A explos�o de segunda-feira foi at� 20 vezes mais potente que a primeira feita pelo pa�s, h� cerca de dois anos e meio, salientando o avan�o do programa nuclear norte-coreano a despeito das negocia��es multilaterais para tentar cont�-lo.

A comunidade internacional h� anos usa uma mistura de san��es e ofertas de ajuda para negociar com Pyongyang. Analistas dizem que o teste aumentar� a influ�ncia norte-coreana nesse processo.

O teste ocorre num momento de especula��es de que o l�der Kim Jong-il, supostamente v�tima de um derrame no ano passado, estaria querendo refor�ar seu controle sobre o poder de modo a assegurar melhor a sucess�o para um dos seus tr�s filhos.

O teste nuclear abalou os mercados sul-coreanos, j� perturbados pelas preocupa��es internas, depois de o ex-presidente Roh Moo-hyun, suspeito de corrup��o, ter cometido suic�dio durante o fim de semana.

O principal �ndice da Bolsa de Seul chegou a cair mais de 6 por cento, refletindo temores de uma fuga de investidores.

Mas o decl�nio foi breve, e analistas dizem que os investidores j� est�o acostumados ao tom desafiador da Coreia do Norte, e que s� devem entrar em p�nico se efetivamente houver um conflito armado na pen�nsula coreana, uma das �reas mais militarizadas do mundo.

Agravando ainda mais a tens�o, a Coreia do Norte testou tr�s m�sseis de curto alcance pouco depois do teste nuclear, segundo a ag�ncia sul-coreana de not�cias Yonhap.

"DISSUAS�O NUCLEAR"

Os l�deres da Coreia do Norte, j� muito isolados internacionalmente, dizem repetidamente que a hostilidade dos Estados Unidos justifica os imensos gastos militares do regime comunista, apesar da grave situa��o econ�mica, que leva a fome para grande parte dos seus 23 milh�es de habitantes.

A ag�ncia estatal de not�cias KCNA disse que a Coreia do Norte "conduziu com sucesso mais um teste nuclear subterr�neo em 25 de maio, como parte das medidas para refor�ar sua dissuas�o nuclear de todas as formas."

O governo sul-coreano disse que Pyongyang notificou os EUA de antem�o sobre o teste.

O primeiro teste nuclear norte-coreano, em outubro de 2006, foi considerado relativamente fraco, com cerca de 1 quiloton, sugerindo um problema no projeto.

A ag�ncia russa Itar-Tass disse que o novo teste foi de cerca de 20 quilotons, aproximadamente a mesma pot�ncia da segunda bomba at�mica lan�ada pelos EUA contra o Jap�o em 1945.

A vizinha China, com a qual a Coreia do Norte tem certa afinidade pol�tica, se disse "resolutamente contr�ria" ao teste, refletindo uma preocupa��o de outros membros permanentes do Conselho de Seguran�a da ONU, que se reuniriam ainda na segunda-feira.

O presidente dos EUA, Barack Obama, apontou no teste "um motivo de grave preocupa��o para todas as na��es", digno de atrair uma rea��o da comunidade internacional.

O chefe da diplomacia da Uni�o Europeia, Javier Solana, disse que o teste foi "irrespons�vel", mas, a exemplo de Obama, n�o citou eventuais medidas que poderiam ser tomadas.

"As a��es da Coreia do Norte s�o mais para a audi�ncia internacional, especialmente os Estados Unidos", disse Koh Yu-hwan, professor de estudos norte-coreanos da Universidade Dongguk, da Coreia do Sul.

"Elementos militares belicosos da lideran�a norte-coreana querem uma dissuas�o nuclear mais forte e um status como pot�ncia nuclear antes de irem para a mesa de negocia��es com os EUA."

CHAMANDO A ATEN��O

A Coreia do Norte h� semanas amea�ava realizar o teste em resposta ao endurecimento das san��es internacionais, decidido depois de o pa�s lan�ar um foguete, em abril, que supostamente violou a proibi��o da ONU a teste norte-coreanos com m�sseis de longo alcance.

Por causa da rea��o �quele teste, a Coreia do Norte anunciou que abandonaria o processo internacional sobre o seu desarmamento, que inclui tamb�m EUA, China, R�ssia, Jap�o e Coreia do Sul.

"O objetivo estrat�gico da Coreia do Norte n�o mudou. Esse objetivo � chamar a aten��o do governo Obama, colocar a quest�o da Coreia do Norte num lugar mais alto da agenda", disse Xu Guangyu, pesquisador da Associa��o de Controle de Armas e Desarmamento da China.

Alguns analistas disseram tamb�m que o objetivo do teste pode ser refor�ar o poder interno de Kim Jong-il.

Muitos dizem que o teste nuclear, contrariando a opini�o p�blica mundial, poderia ajudar Kim a conseguir apoio de militares radicais para que um dos seus tr�s filhos eventualmente o suceda. O atual dirigente j� sucedeu ao seu pai, Kim Il-sung, nesta dinastia comunista.

"A Coreia do Norte s� pode ser belicosa desta vez, porque o tempo est� se esgotando para Kim Jong-il. Com a economia sombria, o sentimento do p�blico norte-coreano pode ir contra a sucess�o", disse Jang Cheol-hyeon, pesquisador do Instituto para a Estrat�gia de Seguran�a Nacional e ex-funcion�rio do regime norte-coreano.

(Reportagem adicional de Kim Junghyun, Rhee So-eui, Park Jongyoun, Marie-France Han, Jon Herskovitz, Miyoung Kim, Angela Moon, Kim Yeon-hee, Yoo Choonsik e Jack Kim em Seul, Chris Buckley em Pequim, Linda Sieg em T�quio e Connor Humphries em Moscou)

Coreia do Norte faz novo teste nuclear; ONU vai se reunir

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir