Categoria Politica  Noticia Atualizada em 25-05-2009

CPI da Petrobras domina debates no Senado
L�deres tem at� ter�a-feira (26) para indicar representantes. Disputa pode ter reflexos em vota��es no plen�rio.
CPI da Petrobras domina debates no Senado
Foto: http://www.diariodepernambuco.com.br/

A CPI da Petrobras continuar� no centro dos debates do Senado na semana. Termina nesta ter�a-feira (26) o prazo para que os l�deres partid�rios indiquem os seus representantes na investiga��o. Enquanto escolhem os seus representantes, os partidos buscam ainda um acordo sobre os cargos de comando da CPI, presid�ncia e relatoria. O impasse pode ter reflexos tamb�m em plen�rio, onde Medidas Provis�rias aguardam avalia��o dos senadores e correm o risco de perder a validade.

At� agora, nenhum partido oficializou indica��o para a comiss�o, apesar de algumas legendas j� terem anunciado os nomes que far�o parte da investiga��o. O l�der do PMDB, Renan Calheiros (AL), aguarda uma reuni�o com o presidente Luiz In�cio Lula da Silva antes de fazer suas tr�s indica��es de titulares na CPI, o que acabou influindo nas escolhas dos outros partidos.

O prazo para as indica��es se encerra na ter�a-feira. Caso algum partido n�o tenha escolhido seus representantes, caber� ao presidente do Senado, Jos� Sarney (PMDB-AP), concluir a composi��o da CPI at� sexta-feira (29).

As indica��es est�o congeladas devido � disputa pelo comando das investiga��es. A oposi��o quer presidir a CPI, enquanto alguns aliados defendem que o governo exer�a sua maioria de oito titulares contra tr�s da oposi��o e fique com as duas fun��es de comando. O impasse acontece at� dentro da oposi��o, que tem dois candidatos a presidente, �lvaro Dias (PSDB-PR) e ACM J�nior (DEM-BA).

A guerra nos bastidores pode ter uma s�ria interfer�ncia no plen�rio da Casa. Sete medidas provis�rias trancam a pauta e cinco delas perdem a validade se n�o forem votadas at� a pr�xima segunda-feira (01/06). Entre as MPs est�o projetos priorit�rios para o governo, como o que d� cr�dito para o Fundo Soberano e o reajuste do sal�rio m�nimo concedido em fevereiro.
C�mara

Na C�mara, duas Medidas Provis�rias trancam a pauta, mas a nova interpreta��o para o trancamento feita pelo presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), pode permitir que na quarta-feira (27) seja realizado um "teste" para a vota��o da reforma pol�tica.

L�deres partid�rios que defendem a ado��o da lista fechada para as elei��es proporcionais (deputados e vereadores) e o financiamento p�blico exclusivo de campanhas apresentar�o um requerimento de urg�ncia que deve ser votado neste dia. Caso seja aprovado, abre-se espa�o para a vota��o da reforma pol�tica.

A proposta, no entanto, encontra forte resist�ncia em alguns partidos. PR, PTB, PP, PSB e PDT j� t�m posi��o partid�ria contra a lista fechada, enquanto PT e DEM aparecem como os principais defensores da proposta.

CPI da Petrobras domina debates no Senado

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir