Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-05-2009

Mianmar permite que imprensa volte a acompanhar julgamento de Suu Kyi
Monte participa de manifesta��o em apoio � dissidente birmanesa Aung San Suu Kyi
Mianmar permite que imprensa volte a acompanhar julgamento de Suu Kyi
Foto: AFP

YANGUN, Mianmar (AFP) � A junta militar de Mianmar permitir�, a partir de ter�a-feira, que os jornalistas voltem a acompanhar o julgamento da l�der da oposi��o Aung San Suu Kyi, ao mesmo tempo em que rejeitou as cr�ticas internacionais.

Uma fonte oficial, que pediu anonimato, confirmou nesta segunda-feira que 21 jornalistas - dez da imprensa local e 11 da imprensa internacional - receber�o permiss�o para acompanhar as audi�ncias de ter�a-feira do julgamento contra Suu Kyi na pris�o de Insein, perto de Yangun.

Ainda n�o se sabe se diplomatas internacionais ter�o acesso ao tribunal, como aconteceu na �ltima quarta-feira, em uma inesperada decis�o dos militares.

Suu Kyi, de 63 anos, ganhadora do Pr�mio Nobel da Paz em 1991, apareceu sorridente e com aspecto saud�vel na audi�ncia de quarta-feira, agradecendo a presen�a dos diplomatas e dizendo ter esperan�a de se encontrar com eles novamente "em tempos melhores".

Nesta segunda-feira, o processo da l�der pol�tica entra em sua segunda semana. Segundo as autoridades de Yangun, Suu Kyi violou as regras da pris�o domiciliar ao receber durante dois dias em sua casa o americano John Yettaw, com a cumplicidade das duas ajudantes que vivem com ela.

A comunidade internacional tem criticado duramente o novo julgamento contra Suu Kyi.

Neste contexto, a Uni�o Europ�ia exigiu nesta segunda-feira a "liberta��o imediata" da opositora birmanesa.

Em uma reuni�o com o ministro birman�s das Rela��es Exteriores, Nyan Win, a Comiss�o Europ�ia e a Su�cia, pr�ximo presidente de turno da UE, pediram � junta "a liberta��o imediata de Aung San Suu Kyi" e a "retomada do di�logo pol�tico" em Mianmar, afirmou nesta segunda-feira em Han�i o ministro tcheco das Rela��es Exteriores, Jan Kohut, cujo pa�s preside atualmente a UE.

Os militares birmaneses, por sua vez, expressaram nesta segunda-feira sua indigna��o com as cr�ticas feitas por seus vizinhos do sudeste asi�tico sobre o julgamento de Suu Kyi, �s quais se referiram como "uma inger�ncia em seus assuntos internos".

Mianmar permite que imprensa volte a acompanhar julgamento de Suu Kyi.

Monte participa de manifesta��o em apoio � dissidente birmanesa Aung San Suu Kyi


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir