Categoria Policia  Noticia Atualizada em 27-05-2009

Mafioso italiano preso em SP vivia na região do Bixiga há 15
Criminoso é acusado de fraudes internacionais e associação mafiosa.
Mafioso italiano preso em SP vivia na região do Bixiga há 15
Foto: G1

Daniel Haidar

O italiano Leonardo Badalamenti, de 49 anos, integrante da máfia siciliana "Cosa Nostra" preso na quinta-feira (21), vivia discretamente na região do Bixiga, na Bela Vista, centro de São Paulo, há 15 anos, mas só há 15 dias foi identificado e localizado, segundo a Polícia Federal. A representação brasileira da Interpol soube que ele estava no país depois que autoridades italianas obtiveram um mandado de prisão preventiva no Supremo Tribunal Federal, baseado em crimes pelos quais é acusado na Itália.

De acordo com a polícia italiana, ele chefiava uma quadrilha que tentou fraudar bancos internacionais como o Lehman Brothers e o Bank of America, diretamente de São Paulo. A organização criminosa tentou obter empréstimos milionários, oferecendo como garantia títulos falsos da dívida pública venezuelana.

Comércio

Aos policiais federais, Badalamenti disse que era comerciante e que assessorava empresas em importações, mas ainda não há provas sobre o que de fato ele fazia.

O mafioso italiano se passava por cidadão brasileiro e se apresentava como Carlos Massetti a comerciantes da região. Chegou inclusive a casar no Brasil, mas a polícia ainda investiga se a ex-mulher sabia qual era a verdadeira identidade de Badalamenti, de acordo com a delegada Patrícia Zucca, chefe da Interpol em São Paulo.

Também deve ser investigado se o mafioso chegou a manter negócios e praticar crimes em território brasileiro. A delegada da Interpol acredita que o mafioso se refugiou na capital paulista por acreditar que se manteria anônimo sem levantar suspeitas, já que a comunidade de descendentes italianos em São Paulo é muito populosa. "Acredito que ele veio pelo tamanho da grande colônia italiana no Brasil. Ele era uma pessoa discreta", afirmou Patrícia.

O paradeiro de Badalamenti foi descoberto pelas autoridades italianas depois que passou a retomar contatos com a máfia siciliana em uma tentativa de ajudar seu pai na prisão. Ele é filho do chefe da Cosa Nostra, Gaetano Badalamenti, que morreu na prisão nos Estados Unidos há alguns anos.

Extradição

Na Itália, ele responde a acusações de fraude, corrupção e associação mafiosa. Mesmo depois de preso, o mafioso ainda nega que seja Leonardo Badalamenti, de acordo com a Polícia Federal. Ele insiste ser brasileiro e comerciante. Como usava documentos falsos, vai responder a essa acusação na Justiça do Brasil. Ainda não há prazo para o julgamento do pedido de extradição à Itália no Supremo Tribunal Federal.

Mafioso italiano preso em SP vivia na região do Bixiga há 15 anos
Criminoso é acusado de fraudes internacionais e associação mafiosa.
Ele foi localizado em São Paulo há 15 dias.

Notícias do Brasil e do Mundo em tempo real. Você encontra tudo isso em nosso site parceiro o mais completo portal de Marataízes. Acesse o Maratimba.com o mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir