Categoria Politica  Noticia Atualizada em 27-05-2009

Sonia Sotomayor, latina do Bronx que reflete sonho americano
Sotomayor foi indicada por Obama para Corte
Sonia Sotomayor, latina do Bronx que reflete sonho americano
Foto: Reuters

Neil A. Lewis

WASHINGTON - Sonia Sotomayor, que poder� se tornar a primeira ju�za hisp�nica na Suprema Corte dos Estados Unidos, traz para a experi�ncia de confirma��o o tipo de hist�ria pessoal rica que sempre foi profundamente gratificante para os americanos, a jornada de uma origem humilde a uma posi��o respeitada de grande influ�ncia. A ju�za Sotomayor, de 54 anos, cresceu em Bronxdale Houses, filha de pa�s que se mudaram de Porto Rico para Nova York durante a 2� Guerra Mundial. Seu pai, que trabalhava como soldador, morreu quando ela tinha 9 anos, deixando sua m�e para criar ela e um irm�o.

Em discursos a grupos latinos ao longo dos anos, a ju�za Sotomayor falou de como sua m�e trabalhava seis dias por semana como enfermeira para enviar os filhos � igreja cat�lica, comprou a �nica enciclop�dia do bairro e mantinha uma panela com arroz e feij�o aquecida no fog�o todos os dias para seus amigos. A jovem Sonia adorava os romances policiais de Nancy Drew, ela recordou um dia, e sonhava em ser uma investigadora policial. Mas um m�dico que diagnosticou sua diabetes na inf�ncia sugeriu que isso seria dif�cil.

Sotomayor contou que converteu ent�o sua adora��o pela literatura de Nancy numa lealdade � s�rie Perry Mason da televis�o e decidiu se tornar advogada. Ela descreveu sua ida � Universidade de Princeton, onde se formou com m�ximo louvor em 1976, como uma experi�ncia transformadora. Quando chegou ao campus vinda do Bronx, ela disse que se sentiu como "uma visitante pousando num pa�s estrangeiro". Ela nunca levantou a m�o em seu primeiro ano ali. "Eu me sentia muito envergonhada e intimidada para fazer perguntas", disse certa vez a ju�za Sotomayor.

"Passei meus anos desde Princeton numa faculdade de direito e em meus v�rios empregos profissionais sem me sentir por completo uma parte do mundo que habito", disse ela, acrescentando que, a despeito de suas realiza��es, "eu estava sempre olhando por cima do ombro me perguntando se estaria � altura."

Sotomayor foi para a Faculdade de Direito de Harvard, trabalhou no escrit�rio do procurador distrital em Manhattan e dedicou algum tempo a um escrit�rio de advocacia privado antes de ser nomeada para a magistratura. No Tribunal de Circuito, ela esteve envolvida em algumas quest�es pol�micas como o aborto.

Algumas de suas decis�es mais not�veis vieram em casos de cust�dia de crian�as e comerciais complexos. Seu caso de maior resson�ncia envolveu a decis�o em New Haven para anular testes usados para avaliar candidatos � promo��o no Corpo de Bombeiros porque n�o havia candidatos de minorias no topo da lista.

A ju�za participou de um conselho que rejeitou a obje��o trazida por bombeiros brancos que tiveram pontua��o alta, mas foram preteridos na promo��o. O caso produziu uma pol�mica acalorada no Tribunal de Circuito, e seu antigo mentor, o juiz Jose Cabranes, criticou fortemente o ponto de vista de Sotomayor. O caso tramita atualmente na Suprema Corte e poder� perfeitamente ser um alvo de cr�ticos republicanos durante o processo de confirma��o.

Sotomayor casou-se antes de se formar na faculdade e se divorciou alguns anos depois. Sua diabetes, que a obriga a tomar insulina diariamente, n�o tem sido um problema, mas alguns especularam se a sua doen�a poderia ou deveria ser uma quest�o em termos de sua longevidade projetada no tribunal, por causa do potencial de complica��es. Alguns advogados descreveram seus modos em tribunal como bruscos, mas muitos outros disseram em entrevistas que isso se deve apenas a seu estilo direto de nova-iorquina.

O juiz Martin Glenn, um veterano advogado de apela��es que compareceu muitas vezes diante dela, disse que ela amplamente considerada como uma excelente ju�za. Ele acrescentou que os advogados geralmente a veem como uma representante do que chamam de "magistratura quente", significando com isso que as perguntas chegam r�pidas e veementes, e os advogados devem estar perfeitamente preparados para elas.

Sonia Sotomayor, latina do Bronx que reflete sonho americano
Filha de pais porto-riquenhos, ju�za de 54 anos est� prestes a se tornar a primeira hisp�nica na Suprema Corte

Fonte: www.estadao.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir