Categoria Politica  Noticia Atualizada em 27-05-2009

Obama designa primeira juíza hispânica para Suprema Corte dos EUA
O presidente americano, Barack Obama, apresenta Sonia Sotomayor, nova juíza da Suprema Corte
Obama designa primeira juíza hispânica para Suprema Corte dos EUA
Foto: AFP

WASHINGTON, EUA (AFP) — O presidente americano, Barack Obama, designou oficialmente nesta terça-feira Sonia Sotomayor como juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos, o que fará dela, se o nome for confirmado no Senado, a primeira hispânica a integrar o principal tribunal do país.

"Decidi indicar uma mulher inspiradora, que acredito será uma grande juíza, a juíza Sonia Sotomayor do grande estado de Nova York", disse Obama durante uma cerimônia na Casa Branca, ao lado de Sotomayor, que vem de uma família portorriquenha de Nova York.

"Ela trará mais experiência ao tribunal do que qualquer outra pessoa, depois das três décadas de carreira judicial", ressaltou Obama.

"Sotomayor administrou decisões que são dignas de uma leitura meticulosa", completou o presidente.

Sonia Sotomayor, 54 anos, que pode se tornar a segunda mulher dentro da Suprema Corte, precisa ser ratificada pelo Senado americano, onde os democratas precisam de 51 votos dos 100 para a confirmação. Atualmente, o partido de Obama tem 59 representantes no Senado.

A juíza federal se declarou uma pessoa comum, abençoada e disse que espera trabalhar com o Senado para a ratificação de seu nome.

"Espero com ânsia poder trabalhar com o Senado. Verão que sou uma pessoa comum, abençoada com uma oportunidade extraordinária", declarou Sotomayor na Casa Branca, após o anúncio de Obama.

Visivelmente emocionada, falando para uma plateia com vários membros de sua família, Susan Sotomayor recordou as origens humildes dentro de um lar portorriquenho modesto no bairro do Bronx, em Nova York.

"Escolhi ser advogada e depois uma juíza porque encontro desafios sem fim nas complexidades do mundo da lei", explicou.

"Sempre me esforcei em não esquecer as consequências reais de minhas decisões sobre indivíduos, empresas e o governo", completou.

Susan Sotomayor, 54 anos, que pode se tornar a primeira latina da história da Suprema Corte, atuou como assistente de promotoria no início da carreira, trabalhou rapidamente em um escritório de advogados e em seguida retornou ao mundo judicial.

"Este acúmulo de experiência me ajudou a entender, respeitar e responder as preocupações e argumentos de casos apresentados a mim", concluiu.

Obama designa primeira juíza hispânica para Suprema Corte dos EUA.

O presidente americano, Barack Obama, apresenta Sonia Sotomayor, nova juíza da Suprema Corte.

Notícias do Brasil e do Mundo em tempo real. Você encontra tudo isso em nosso site parceiro o mais completo portal de Marataízes. Acesse o Maratimba.com o mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim.

Fonte: AFP
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir