Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-05-2009

Sindicato de metalúrgicos levará Usiminas à Justiça por demi
O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ipatinga (Sindipa), em Minas Gerais, anunciou que levará à Justiça a siderúrgica Usiminas
Sindicato de metalúrgicos levará Usiminas à Justiça por demi
Foto: http://www.sidneyrezende.com/

São Paulo, 27 mai (EFE).- O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ipatinga (Sindipa), em Minas Gerais, anunciou que levará à Justiça a siderúrgica Usiminas pelas recentes demissões em massa, que provocaram hoje uma greve por tempo indeterminado nas principais usinas da companhia.

A central sindical divulgou nesta quarta-feira que apresentará na próxima segunda no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Belo Horizonte um recurso no qual exige a reintegração dos trabalhadores demitidos pela Usiminas.

O sindicato quer que a Justiça faça cumprir o acordo assinado com a companhia e que estipulava o reinício de negociações depois do período de recebimento de demissões voluntárias previsto para entre 4 e 22 de maio.

Desde sábado, foram demitidos 312 trabalhadores das diferentes unidades da Usiminas em São Paulo e Minas Gerais, segundo dados do Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista, no litoral paulista.

A companhia informou que as demissões devem chegar a 810 até o próximo sábado, o que superaria o número de 1.300, se forem somados os 516 funcionários que recorreram ao plano de demissão voluntária proposto pela empresa.

O diretor do Sindipa, Paulo Cezar dos Santos, explicou hoje que, depois do período de recebimento de demissões voluntárias, "a companhia não apresentou alternativas".

Hoje, o sindicato impediu a entrada dos ônibus que transportam os trabalhadores e iniciou, assim, uma série de protestos, o maior na unidade de Cubatão, no litoral paulista, que reuniu cerca de 400 manifestantes, segundo informou a Polícia Militar (PM).

A central sindical afirmou que cerca de quatro mil trabalhadores da companhia e das empresas que prestam serviços à Usiminas, como os operários da construção civil e pessoal de limpeza, interromperão as atividades a partir de hoje. EFE

Sindicato de metalúrgicos levará Usiminas à Justiça por demissões

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir