Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-05-2009

Coreia do Sul e EUA elevam alerta militar
Navios sul-coreanos patrulham �guas do Mar Amarelo.
Coreia do Sul e EUA elevam alerta militar
Foto: Byun Yeong-Wook/AFP Photo

As for�as conjuntas de Coreia do Sul e Estados Unidos elevaram seu n�vel - de 1 para 2 - de alerta militar nesta quinta-feira (28), ap�s a Coreia do Norte suspender o armist�cio firmado em 1953 entre as duas Coreias, informou o minist�rio sul-coreano da Defesa. "�s 07h15 desta quinta, o comando das for�as conjuntas de EUA e Coreia do Sul elevaram o alerta ao n�vel dois", informou o minist�rio da Defesa. "A vigil�ncia sobre a Coreia do Norte ser� refor�ada com avi�es e a mobiliza��o de pessoal", disse o porta-voz do minist�rio, Won Tae-Jae.

Segundo o porta-voz, a vigil�ncia vai se concentrar ao longo da Zona Desmilitarizada entre as duas Coreias, sobre a zona de seguran�a conjunta na cidade de Panmunjom e na regi�o em disputa no Mar Amarelo.

"Vamos manter uma s�lida posi��o defensiva para prevenir provoca��es militares do Norte", disse Won. "Os militares v�o se opor firmemente �s provoca��es".

Os EUA t�m um contingente de 28.500 homens estacionado na Coreia do Sul, como for�a de dissuas�o ao Norte.

Este � a quarta vez, desde 1982, que o alerta entre as for�as norte-americanas e sul-coreanas � elevado ao n�vel 2, destacou Won Tae-Jae. O alerta precedente de n�vel 2 ocorreu em 2006, ap�s o primeiro teste nuclear da Coreia do Norte.

Pyongyang amea�ou na quarta-feira (27) a Coreia do Sul com uma resposta militar, ap�s a ades�o de Seul ao Programa de Seguran�a contra a Prolifera��o de armas de destrui��o em massa, e comunicou a suspens�o do armist�cio de 1953, que encerrou a Guerra da Coreia.

O regime comunista informou que considera uma declara��o de guerra a decis�o de Seul de aderir ao Programa de Seguran�a contra a Prolifera��o. "Qualquer ato hostil contra nossa Rep�blica, em particular deter ou inspecionar nossos navios, se traduzir� de imediato em uma forte resposta militar", advertiu Pyongyang.

Lan�ado em 2003 pelos EUA, o programa contra a prolifera��o, que teve a ades�o de 90 pa�ses, autoriza a inspe��o em alto mar dos navios suspeitos de transportar material nuclear e outras armas de destrui��o em massa.

Na segunda-feira ((25), a Coreia do Norte desafiou o mundo com um teste nuclear subterr�neo e o disparo de tr�s m�sseis, antes de lan�ar outros dois m�sseis na ter�a (26) e mais um na quarta (27).

Coreia do Sul e EUA elevam alerta militar
N�vel de alerta subiu de 1 para 2.
Vigil�ncia sobre a Coreia do Norte ser� refor�ada com avi�es e pessoal.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir