Categoria Economia  Noticia Atualizada em 28-05-2009

Brasil crescerá menos que o previsto no orçamento em 2010, a
No orçamento, governo prevê crescimento de 4,5% para ano que vem. Mantega, entretanto, afirmou que crescimento ficará entre 3% e 4%.
Brasil crescerá menos que o previsto no orçamento em 2010, a
Foto: Abril

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu nesta quinta-feira (28), durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, que a economia brasileira deverá crescer de 3% a 4% em 2010.

Com isso, a elevação do Produto Interno Bruto (PIB) ficará abaixo do que está previsto pelo próprio governo na proposta de orçamento federal do ano que vem, que traz uma estimativa de crescimento da ordem de 4,5% para a economia brasileira. A previsão do mercado financeiro é de que o PIB cresça 3,5% no próximo ano.

Para este ano, o governo federal já revisou, na última semana, a sua projeção de crescimento de 2% para 1%. Mesmo com a revisão, ainda está acima do que prevê o mercado financeiro, que estima uma queda de 0,5% do PIB neste ano - o pior resultado desde 1992.

A projeção oficial do governo para o crescimento deste ano já esteve em 5% na Lei de Diretrizes Orçamentárias. Entretanto, foi revisada por cinco vezes e, neste momento, já está em 1%. O Banco Central revisou sua projeção de crescimento para 2009 de 3,2% para 1,2%. Em junho, a instituição deve divulgar uma nota estimativa para o PIB deste ano.

Brasil crescerá menos que o previsto no orçamento em 2010, admite Mantega

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir