Categoria Economia  Noticia Atualizada em 29-05-2009

Confiança da indústria mostra recuperação e sobe 6% em maio
Índice da FGV indica melhora da expectativa do setor produtivo em maio, mas está 24% abaixo de nível de 2008
Confiança da indústria mostra recuperação e sobe 6% em maio
Foto: Divulgação. (Site http://midiacon.com.br/)

RIO - O Índice de Confiança da Indústria (ICI), indicador-síntese da Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação, subiu 6% em maio ante abril, segundo informou nesta sexta-feira, 29, a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A fundação aproveitou ainda para atualizar o ICI referente a abril, de 8,7% para 8,6%.

Em comunicado, a FGV comentou que o avanço do índice pelo quinto mês consecutivo "confirma a tendência de recuperação gradual do ritmo de atividade industrial após o forte declínio ocorrido ao final do ano passado".

Na comparação com maio do ano passado, o ICI registrou queda de 24,1% esse mês, recuo menos intenso do que a taxa negativa de 25,6% em abril, no mesmo tipo de comparação, nos dados sem ajuste sazonal.
O ICI é um indicador que utiliza para cálculo uma escala que vai de 0 a 200 pontos, sendo que o resultado do índice é de queda ou de elevação, se a pontuação total das respostas fica abaixo ou acima de 100 pontos, respectivamente. Os dados atualizados do índice mostram que, de abril para maio, o indicador subiu de 84,5 pontos para 89,6 pontos, na série com ajuste sazonal.

A fundação comentou que, em maio, melhoraram tanto as avaliações em relação ao momento atual quanto as expectativas em relação aos próximos meses.O ICI é composto por dois indicadores. O primeiro é o Índice da Situação Atual (ISA), que teve aumento 7,6% em maio, após subir 8,8% em abril, nos dados atualizados na série com ajuste sazonal.

O segundo componente do ICI é o Índice de Expectativas (IE), que apresentou alta de 4,4% em maio, após avançar 8,4% em abril também na série atualizada com ajuste sazonal. Na comparação com maio do ano passado, nos dados sem ajuste sazonal, houve quedas de 26,1% e de 22%, respectivamente para o índice de Situação Atual e para o indicador de Expectativas, em maio deste ano.

Capacidade instalada

O Nível de Utilização de Capacidade Instalada (Nuci) da indústria com ajuste sazonal atingiu 79,2% em maio, após registrar patamar de 78,3% em abril, segundo informou há pouco a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Hoje, a instituição anunciou o Índice de Confiança da Indústria (ICI), indicador-síntese da Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação.

De acordo com série histórica fornecida pela fundação, em seu comunicado, o patamar de Nuci referente ao mês de maio é o maior desde dezembro do ano passado, quando esse indicador apontava resultado de 79,9%.

O levantamento para cálculo do índice foi entre os dias 7 e 26 desse mês, em uma amostra de 1.075 empresas informantes.

Confiança da indústria mostra recuperação e sobe 6% em maio

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir