Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-05-2009

Coreia do Norte pode estar prestes a lançar míssil de longo
Barco pesqueiro passa por navios militares sul-coreanos nesta sexta-feira (29) próximo à Ilha de Yeonpyeong, no Mar Vermelho, perto da fronteira das Coreias.
Coreia do Norte pode estar prestes a lançar míssil de longo
Foto: AFP

Fotos de satélite revelaram movimento de veículos em um local de lançamento de mísseis da Coreia do Norte nesta sexta-feira (29), segundo fontes do Pentágono. Isso significa que os norte-coreanos podem estar se preparando para lançar um míssil de longo alcance, segundo funcionários ouvidos pela France Presse e pela Associated Press.

O movimento é similar ao que ocorreu durante os trabalhos prévios ao lançamento de um foguete de longo alcance no mês passado.

Mais cedo nesta sexta, a Coreia do Norte realizou mais um lançamento de um míssil de curto alcance nas águas da costa leste, informou a agência sul-coreana "Yonhap". Esse é o terceiro dia em que o país comunista lança mísseis, depois do teste nuclear feito na última segunda-feira e que provocou alerta na comunidade internacional.

O país de Kim Jong-il anunciou nesta sexta-feira que agirá por "legítima defesa" se for provocado pelo Conselho de Segurança da ONU. O grupo de países está considerando atuar com sanções ao regime comunista por causa do teste.

"Se o Conselho de Segurança fizer outras provocações, será inevitável que tomemos medidas de autodefesa. [...] Há um limite para nossa paciência. O teste que realizamos é o de número 2.054 na Terra. Os cinco membros permanentes do Conselho conduziram 99,99% do total de testes nuclares", afirmou o ministro das Relações Exteriores em um comunicado divulgado pela agência oficial do país. O texto chama o Conselho de Segurança de "hipócrita".

"Qualquer ação hostil do Conselho de Segurança da ONU vai significar a anulação do armistício", acrescentou o porta-voz, referindo-se à trégua que encerrou a Guerra das Coreias de 1950-1953. O governo de Pyongyang já havia afirmado que o acordo estava morto.

O porta-voz disse que o país, como Estado soberano, tem direito de realizar testes nucleares e de mísseis sem violar os protocolos internacionais.

O secretário de Defesa americano, Robert Gates, disse que a situação não é uma crise e seu país não enviará tropas extras para a região.

"Explosão"

O teste nuclear da Coreia do Norte foi maior que o realizado em 2006, mas não na escala antes anunciada, disse a agência de monitoramento para suspensão atômica nesta sexta-feira.

A Organização do Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares (CTBTO, na sigla em inglês), baseada em Viena, disse que prova absoluta de que a explosão de segunda-feira foi o segundo teste nuclear de Pyongyang ainda aguarda a descoberta de qualquer partícula radioativa e gases nobres, esperada para a próxima semana.

Mas disse que dados mostraram que o teste se pareceu com uma explosão e um terremoto.

Desarmamento

A Conferência sobre desarmamento, que estava paralisada desde 1996, alcançou um acordo sobre um programa de trabalho para 2009, anunciou Elena Ponomareva, porta-voz da ONU em Genebra.

Ponomareva não revelou mais detalhes sobre o acordo, mas anunciou a divulgação em breve de um comunicado do órgão da ONU.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu há 10 dias em Genebra aos 65 Estados membros da Conferência que aproveitassem o novo impulso criado pela abertura de negociações entre Rússia e Estados Unidos sobre o desarmamento nuclear.

Barcos deixam Mar Amarelo

Barcos de pesca chineses começaram a abandonar uma zona marítima sensível no Mar Amarelo, na fronteira entre as Coreias, depois das ameaças de Pyongyang contra Seul, informou o ministério sul-coreano da Defesa.

Metade dos 280 barcos chineses que estavam na zona de fronteira entre os dois países deixaram a região.

A linha de separação, que Pyongyang não reconhece, marca a fronteira marítima na costa oeste da península coreana.

Nesta zona do Mar Amarelo aconteceram confrontos navais entre as duas Coreias em 1999 e em 2002.

Coreia do Norte pode estar prestes a lançar míssil de longo alcance
Satélite flagrou movimentação, dizem funcionários do Pentágono.
Mais cedo, Pyongyang testou um míssil de curto alcance.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir