Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-05-2009

Buscas às vítimas de rompimento de barragem no Piauí são ret
Seis pessoas morreram e três permanecem desaparecidas. Médicos e psicólogos prestam assistência às vítimas.
Buscas às vítimas de rompimento de barragem no Piauí são ret
Foto: reprodução portal G1

As buscas às vítimas do rompimento da barragem de Algodões, na região de Cocal (PI), foram retomadas na manhã deste sábado (30). Cento e vinte homens, entre policiais militares e bombeiros, e mais 30 homens do Exército participam dos trabalhos.

Já foram confirmadas seis mortes. O último corpo foi de uma menina de 6 anos. Três pessoas permanecem desaparecidas. Muitas famílias ainda estão isoladas.

Equipes de Saúde, formadas por médicos, enfermeiros e psicólogos trabalhando na região, prestando assistência às vítimas.

Uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) esteve na barragem na sexta-feira, para fazer um levantamento e discutir as providências emergenciais que devem ser tomadas em relação ao meio ambiente. Muitos animais morreram e a água do Rio Pirangi pode estar contaminada. O Ibama quer saber também o impacto ambiental causado pelo rompimento da barragem.

Uma outra equipe do Crea, o conselho de engenharia, fez uma vistoria na barragem. Na próxima segunda-feira (1º), chegam ao local técnicos que devem ajudar na análise.

Inundação

A enxurrada provocada pelo rompimento da barragem, na quarta-feira (27), arrastou casas, animais e pessoas. Em menos de uma hora, quase 50 bilhões de litros dágua desapareceram do reservatório.

Plantações inteiras foram destruídas e as casas foram arrastadas pela água. Pelo menos 3 mil pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas, segundo balanço da Defesa Civil.

A força da água foi tanta que derrubou 17 postes de energia elétrica. O fornecimento foi suspenso na região.

Buscas às vítimas de rompimento de barragem no Piauí são retomadas

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir