Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 01-06-2009

Aeronáutica começa buscas por Airbus da Air France
Aeronáutica começa buscas por Airbus da Air France desaparecido no oceano. Aeronave transportava 216 passageiros e 15 tripulantes. Voo saiu do Rio em direção a Paris e sumiu dos radares.
Aeronáutica começa buscas por Airbus da Air France
Foto: Reuters

A aeronáutica já começou as buscas pelo Airbus 330-200 da Air France que desapareceu dos monitores dos radares nesta segunda-feira (1) sobre o Oceano Atlântico.

O voo AF 447, que levava 216 passageiros e 15 tripulantes, segundo a empresa deveria ter pousado às 6h10 (horário de Brasília) no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris.

Segundo o assessor de imprensa da Aeronáutica, coronel Henry Munhoz, as buscas foram iniciadas ao nascer do sol. "Aeronaves da Força Aérea Brasileira, a partir de Fernando de Noronha, no sentido de Paris, buscam a aeronave desaparecida", disse Munhoz.

Segundo o coronel, o avião não foi detectado nos radares da Ilha do Sal, que fica no meio do caminho entre Brasil e Europa. "Em consequência disso, a Força Aérea Brasileira foi acionada durante a madrugada para que as buscas fossem iniciadas com o nascer do sol."

O assessor da Aeronáutica explica que o departamento de controle do espaço aéreo tem uma cobertura que corresponde a três vezes a dimensão do Brasil. Boa parte do Oceano Atlântico está sob a responsabilidade do país, de acordo com tratados internacionais. Portanto, as buscas estão a cargo do país.

A Air France confirmou à agência France Presse que "não tinha notícias" do voo. Parentes de passageiros estavam sendo encaminhados para uma área especial do aeroporto.

O ministro francês do Desenvolvimento, Jean-Louis Borloo, disse em entrevista à radio France Info que, infelizmente, deve-se esperar pelo "mais trágico cenário", uma vez que a reserva de combustível do avião já deve ter acabado. Ele também descartou a possibilidade de sequestro e disse que o mais provável é que tenha havido um acidente.

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, pediu ao governo que "faça todo o possível" para encontrar pistas do avião, segundo comunicado emitido pelo Palácio do Eliseu. O governo montou uma "célula de crise" no aeroporto para acompanhar o caso.

Avião da Air France desaparece sobre o Atlântico após decolar do Rio.

PARIS, França, 1 Jun 2009 (AFP) - Um Airbus da Air France com 231 pessoas a bordo que fazia a viagem entre Rio de Janeiro e Paris desapareceu dos monitores de radar nesta segunda-feira quando sobrevoava o Oceano Atlântico, e a Força Aérea do Brasil já iniciou uma operação de busca.

A Air France confirmou à AFP não ter notícias do voo AF 447 entre Rio e Paris com 216 passageiros e 15 tripulantes a bordo.

"A Air France lamenta anunciar que não tem notícias do voo AF 447 que fazia a ligação Rio-Paris com 216 passageiros a bordo e compartilha a emoção e a preocupação das famílias afetadas", declarou à AFP uma porta-voz da companhia aérea francesa.

A bordo do avião viajavam também 15 tripulantes, incluindo três técnicos, segundo a Air France.

Uma fonte aeroportuária em Paris informou que o avião desapareceu dos radares às 6H00 GMT (3H00 de Brasília), sobre o Oceano Atlântico, depois de em um primeiro momento ter afirmado que havia desaparecido perto da costa brasileira.

O avião, um Airbus A330, decolou do Rio de Janeiro às 19H00 de domingo e deveria pousar às 11H10 de Paris (6H10 de Brasília) no aeroporto Charles de Gaulle.

Outra fonte do aeroporto parisiense declarou à AFP que não há nenhuma esperança para o avião da Air France.

"Em sua última comunicação, o capitão de bordo afirmou que aconteceram turbulências e depois o contato foi perdido", afirmou esta fonte, que pediu anonimato.

Aviões da Força Aérea do Brasil iniciaram as buscas pela aeronave a partir da ilha de Fernando de Noronha, informou a Aeronáutica.

Um porta-voz da Aeronáutica explicou que a aeronave já não foi vista pelos radares na Ilha do Sal, no Oceano Atlântico, e por isto a Força Aérea foi mobilizada para iniciar as operações de busca.

Os sobrevoos de busca são realizados a partir de Fernando de Noronha, no sentido Paris.

O presidente francês Nicolas Sarkozy pediu ao governo que faça todo o possível para encontrar o rastro do avião, anunciou o Palácio do Eliseu, sede da presidência francesa.

"Informado esta manhã da perda de contato com um Airbus A330 da Air France, o presidente da República expressou sua profunda inquietação", afirma um comunicado da presidência.

O aeroporto parisiense criou uma célula de crise durante a manhã.

"A preocupação é muito grande. O avião desapareceu dos monitores de controle há várias horas. Pode ser uma falha técnica dos transponders, mas este tipo de avaria é pouco comum e o avião não pousou às 11H10 como estava previsto", declarou uma fonte aeroportuária mais cedo.

Não há esperanças de encontrar sobreviventes da tragédia declara Air France.

Problemas Elétricos podem ter derrubado Avião da Air France em nota divulgada pela Air France. Imagem de arquivo do Airbus A330-200, similar à aeronave da Air France que desapareceu dos radares. (Foto: Reuters)

Fonte: EFE e G1
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir