Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 01-06-2009

Morreu na Inglaterra última sobrevivente do Titanic
Millvina Dean, a última sobrevivente do naufrágio do Titanic, morreu neste domingo na Inglaterra...
Morreu na Inglaterra última sobrevivente do Titanic
Foto: AFP

LONDRES (AFP) — Millvina Dean, a última sobrevivente do naufrágio do Titanic, morreu neste domingo na Inglaterra, aos 97 anos, anunciou a BBC, citando um amigo dela.

Dean tinha apenas dois meses quando aconteceu a tragédia no Atlântico, quando o navio se chocou com um iceberg. Sua família emigrou para o Kansas, nos Estados Unidos, para começar vida nova.

A mãe e um irmão haviam também sobrevivido, mas Millvina Dean perdeu o pai no naufrágio, somando-se aos 1.500 mortos.

O Titanic, famoso pelo luxo de suas instalações, foi construído com a finalidade de servir de transporte entre os Estados Unidos e Europa pela empresa britânica White Star Line.
Era notável por suas dimensões, na época.

Possuía 269,10 metros de comprimento e 28 m de largura e 46,328 toneladas, com uma altura da linha dágua até o deck de botes de 18 metros. Continha dois motores de quatro cilindros de expansão tripla, invertido com motores a vapor e uma turbina de baixa pressão Parsons de três hélices. Havia 29 caldeiras alimentadas por 159 fornos de carvão à combustão que tornaram possível a velocidade máxima de 23 nós (43 km/h).

O navio podia transportar um total de 3.547 pessoas, entre passageiros e tripulação.
O acidente ocorreu na madrugada do dia 14 para o dia 15 de abril de 1912 e só foi descoberto em terra graças a um radioamador que escutou os pedidos de socorro, em Nova Jersey.

O Titanic afundou em sua viagem inaugural, tendo saído do porto de Nova York transportando quase 2 mil pessoas, entre elas grandes magnatas e figuras importantes da Inglaterra, Europa e dos Estados Unidos. Haviam grandes valores no barco, sendo que até hoje ninguém conseguiu resgatá-los. Recentemente, uma expedição promovida por pesquisadores através de uma sonda submarina conseguiu fotos do interior do barco, a mais de 4 mil metros de profundidade.

O transatlântico colidiu com um iceberg ao sul da ilha de Terra Nova, nas águas geladas do Atlântico Norte, no momento em que se celebrava uma grande festa, que envolvia todos os passageiros.

Morreu na Inglaterra última sobrevivente do Titanic.

Millvina Dean, a última sobrevivente do naufrágio do Titanic, morreu neste domingo na Inglaterra...

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir