Categoria Economia  Noticia Atualizada em 01-06-2009

Geithner defende cooperação entre China e EUA
Problemas internacionais não serão resolvidos sem cooperação, disse. Secretário do Tesouro dos EUA pediu flexibilidade no câmbio chinês.
Geithner defende cooperação entre China e EUA
Foto: AP

O secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner, defendeu nesta segunda-feira (1º) em Pequim uma cooperação China-EUA maior, indispensável segundo ele para resolver os problemas mundiais, ao mesmo tempo que pediu ao governo chinês um sistema cambial aperfeiçoado.

"Os problemas internacionais não poderão ser resolvidos sem a cooperação dos Estados Unidos e da China, respectivamente a primeira e a terceira economia do planeta", destacou Geithner no primeiro dia de sua visita a China.

"Isto é válido em absolutamente todos os âmbitos, da recuperação econômica à reorganização financeira, passando pela mudança climática e a política energética", completa o discurso que o secretário deve fazer na Universidade de Pequim.

Geithner também prega uma flexibilidade maior da taxa de câmbio por parte da China, o que para ele "contribuirá para reequilibrar o modelo de crescimento, apoiará a demanda interna e permitirá que a política monetária seja mais capaz de obter um crescimento sustentável com baixa inflação no futuro".

Geithner defende cooperação entre China e EUA

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir