Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-06-2009

Exército reforça resgate em área atingida por rompimento de
Governo informa que sete pessoas morreram e duas estão desaparecidas. Governador foi até Cocal para discutir reconstrução da área.
Exército reforça resgate em área atingida por rompimento de
Foto: Terra Brasil

Mais uma equipe do Exército chegou à região de Cocal (PI), onde houve o rompimento da barragem de Algodões. Segundo nota divulgada pelo governo estadual, a equipe, formada por 17 homens do 25º Batalhão de Caçadores e 14 homens do 2º Batalhão de Engenharia e Construção, participa das buscas pelos desaparecidos e no resgate de famílias que ficaram isoladas.

Duas carretas com doações de alimentos chegaram nete domingo à região.

Os bombeiros chegaram a informar que um oitavo corpo foi encontrado, mas, oficialmente, administração estadual informa que sete pessoas morreram e duas estão desaparecidas.

O secretário estadual de Defesa Civil, Fernando Monteiro, disse ao G1 que tiveram que deixar suas casas 600 famílias de Cocal e outras 450 famílias de Buriti dos Lopes (PI). De acordo com ele, todas estão recebendo assistência.

O governador Wellington Dias foi até Cocal neste domingo (31), para discutir um plano de reconstrução das áreas atingidas. O documento, elaborado juntamente com técnicos, será entregue à Secretaria Nacional de Defesa Civil no início desta semana, quando o governador vai a Brasília.

Segundo a assessoria de imprensa, ele disse que pretende discutir com a comunidade a possibilidade de reconstrução da barragem.

Em entrevista neste domingo, Wellington Dias afirmou, segundo a assessoria de comunicação do governo, que o momento não é de procurar culpados, mas de socorrer os atingidos. Ele defendeu, entretanto, uma investigação das causas do rompimento da barragem.

Segundo ele, a Barragem Algodões I foi construída há cerca de dez anos e é primeira vez que recebe um volume de água tão grande. "A parede da barragem não rompeu, o problema foi no sangradouro. É uma situação diferente, porque geralmente a parede quebra e o sangradouro fica. É preciso que se identifique qual foi o problema."

O governador anunciou que as 770 famílias já cadastradas, que tiveram suas casas destruídas ou danificadas parcialmente, ganharão novas casas. Um helicóptero da Força Aérea continua levando alimentos, remédios e água para vítimas que estão isoladas em vilas.

Ele deu prazo de dez dias para que estradas de acesso às comunidades da zona rural de Cocal e Buriti dos Lopes que permanecem isoladas sejam recuperadas. "Em quinze dias vamos concluir todo o cadastramento das famílias e os projetos para início das obras definitivas nos dois municípios."

Inundações

A enxurrada provocada pelo rompimento da barragem, na quarta-feira (27), arrastou casas, animais e pessoas. Em menos de uma hora, quase 50 bilhões de litros d'água desapareceram do reservatório.
Plantações inteiras foram destruídas e as casas foram arrastadas pela água. Pelo menos 3 mil pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas, segundo balanço da Defesa Civil.

A força da água foi tanta que derrubou 17 postes de energia elétrica. O fornecimento foi suspenso na região.

Exército reforça resgate em área atingida por rompimento de barragem

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir