Categoria Politica  Noticia Atualizada em 02-06-2009

CNT/Sensus: Dilma cresce e Serra cai em pesquisa estimulada
Ela aparece com 23,5% das inten��es de voto, contra 16,3% em mar�o. Em mar�o, 45,7% votariam em Serra, contra 40,4 da atual pesquisa.
CNT/Sensus: Dilma cresce e Serra cai em pesquisa estimulada
Foto: Isto �

Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira (1) mostra crescimento da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, na prefer�ncia dos brasileiros para as elei��es presidenciais de 2010. Na �ltima pesquisa estimulada, realizada em mar�o, ela tinha 16,3% das inten��es de voto, contra 23,5% no levantamento apresentado nesta manh�. Enquanto a petista subiu, o governador de S�o Paulo, Jos� Serra, registrou uma leve queda, de 45,7% para 40,4%.

Em rela��o a �ltima pesquisa, divulgada no dia 30 de mar�o, Dilma cresceu 7,2 pontos percentuais, enquanto o governador de S�o Paulo caiu 5,3 pontos na avalia��o dos 2 mil entrevistados. No cen�rio, em que Dilma representa o PT e Serra, o PSDB, a candidata do PSOL Helo�sa Helena aparece com 10,7%.

J� na pesquisa espont�nea, h� um empate t�cnico entre Dilma e Serra. A petista aparece com 5,4% nas inten��es de voto, enquanto o tucano tem 5,7%. Nesta modalidade espont�nea, o presidente Luiz In�cio Lula da Silva foi o mais citado, com 26,2%. A�cio Neves ficou com 3% e Ciro Gomes, 1,1%.

Em um eventual segundo turno, Serra teria hoje 49,7% da prefer�ncia, e Dilma, 28,7%. No cen�rio em que o governador de Minas Gerais, A�cio Neves, � o candidato do PSDB, Dilma aparece como favorita, com 27,8% contra 18,8% do tucano. Em mar�o, a petista tinha 19,9% da prefer�ncia do eleitorado, enquanto A�cio, 22%. Nesse cen�rio, Helo�sa Helena teria 18,3% dos votos.

J� na lista em que o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) � o candidato apoiado pelo governo, Jos� Serra lidera a disputa com 44,2%, contra 14,3% de Ciro e 13,5% de Helo�sa Helena.

Para o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, Dilma j� supera A�cio por estar mais vinculada a imprensa em n�vel nacional. Segundo ele, por�m, a pesquisa ainda mostra indefini��o do eleitorado. "O eleitor ainda n�o decidiu o crit�rio que vai usar na elei��o de 2010", explicou.

Segundo Guedes, o crescimento de Dilma tamb�m est� ligado � forma como o governo federal tem enfrentado a crise financeira internacional e ao come�o da exposi��o dela como candidata do PT � sucess�o do presidente Luiz In�cio Lula da Silva. Ele tamb�m avaliou que parte dos votos de Ciro Gomes t�m migrado para Dilma.

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 29 de maio. Foram entrevistadas 2.000 pessoas em 136 munic�pios de 24 estados. A margem de erro � de tr�s pontos percentuais.
Rejei��o

Dentre os pesquisados, 94,9 % responderam que conhecem ou j� ouviram falar em Jos� Serra, enquanto 72% disseram conhecer ou j� ter ouvido falar na ministra Dilma. Quanto a A�cio Neves, o �ndice chegou a 65%, e Ciro, 86,4%.

No quesito rejei��o dos candidatos, Dilma aparece apenas atr�s de Ciro Gomes, que tem �ndice de rejei��o de 33,9%. Segundo os dados do Instituto Sensus, 32,4% dos eleitores responderam que n�o votariam na ministra. Outros 19,5% disseram que ela era a �nica candidata em que votariam, enquanto 35,1% falaram que poderiam votar na petista.

Quanto a A�cio Neves, 28,4% dos eleitores disseram que n�o votariam nele. A pesquisa mostra que 9,3% dos entrevistados responderam que s� votariam em A�cio, e 43,5%, que poderiam votar.

Jos� Serra registrou �ndice de rejei��o de 25,9%, percentual de pessoas que responderam que n�o votariam no governador. 19,4% disseram que s� votam nele, enquanto 43,8% responderam que poderiam votar em Serra.

CNT/Sensus: Dilma cresce e Serra cai em pesquisa estimulada

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir