Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 02-06-2009

FAB encontra destroços de avião da Air France, diz Jobim
Destroços do Airbus da Air France, que desapareceu no domingo com 228 pessoas a bordo...
FAB encontra destroços de avião da Air France, diz Jobim
Foto: http://geral.dgabc.com.br

Destroços do Airbus da Air France, que desapareceu no domingo com 228 pessoas a bordo, foram localizados em uma área de 5 km de extensão no oceano Atlântico, dentro da região abrangida pelo Arquipélago de São Pedro e São Paulo. A informação foi confirmada nesta terça-feira pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, durante entrevista coletiva no hotel Windsor, na Barra da Tijuca (RJ).

Os objetos foram avistados pelo avião Hércules, por volta da 1h desta terça-feira, há cerca de 400 milhas (cerca de 700 quilômetros) de Fernando de Noronha. Segundo Jobim, não há dúvidas de que se trata de partes do avião da Air France. "São destroços de metais, elementos que compõe a aeronave", disse. O material será recolhido pelo navio Grajaú, da Marinha.

O ministro explicou que foram montadas duas bases para os trabalhos de buscas. Uma está em Fernando de Noronha e a outra no Recife (PE). Ele disse que já solicitou ao Ministério das Relações Exteriores que comunique ao governo francês que o Brasil vai começar as buscas pelos corpos. Se encontrados, eles deverão ser encaminhados para o IML de Recife.

Segundo Jobim, no final da manhã desta quarta-feira o navio patrulha da Marinha chegará ao local onde os destroços foram vistos. Segundo ele, a demora para chegar à região ocorre porque que os barcos se deslocam a uma velocidade equivalente a 30 km/h. O navio estará equipado com botes salva-vidas para o caso de serem encontrados sobreviventes.

Jobim também reafirmou que as buscas são de responsabilidade do Brasil, mas as investigações ficarão por conta do governo francês. "Eles devem investigar as causas do acidente, respeitando normas internacionais", destacou.

O ministro disse que mesmo com os destroços do avião é impossível dizer se o Airbus da Air France explodiu no ar. Durante a entrevista, ele confirmou que, no domingo, a aeronave fez contatos às 23h10 e 23h15 informando a despressurizarão da cabine e pane elétrica. Ele também admitiu que a busca pela caixa-preta do avião será um trabalho "de grande dificuldade", porque a região tem profundidade de 2 mil a 3 mil metros.

Mais cedo, Jobim se reuniu com familiares dos passageiros do voo 447. Segundo ele, os parentes ficaram satisfeitos com as informações repassadas pelo governo até o momento e reforçou que a busca por sobreviventes será feita exaustivamente. "Não trabalhamos com hipóteses e vamos esgotar os recursos até o momento necessário".

Buscas - O Brasil mobilizou 10 aeronaves para as buscas. Um avião americano se uniu aos trabalhos nesta terça-feira. Do lado do espaço aéreo de Senegal há duas aeronaves francesas e uma espanhola.

O último sinal automático enviado pelo Airbus da Air France reportou uma falha no sistema elétrico e de pressurização às 23h14 de domingo. No momento, o avião estava a 820 km de Fernando de Noronha e a 1,1 mil km da cidade de Natal (RN).

As autoridades francesas reconheceram que são pequenas as possibilidades de encontrar sobreviventes do avião, no qual viajavam 228 pessoas de 32 nacionalidades, incluindo 73 franceses, 58 brasileiros e 26 alemães.

FAB encontra destroços de avião da Air France, diz Jobim.

Destroços do Airbus da Air France, que desapareceu no domingo com 228 pessoas a bordo...


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir