Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 02-06-2009

Em três meses, Amazônia perde cinco parques da Tijuca
Fiscais do Ibama medem carregamento de madeira ilegal apreendido no estado de Mato Grosso, onde o Inpe detectou maior desmatamento entre fevereiro e abril.
Em três meses, Amazônia perde cinco parques da Tijuca
Foto: Ibama/Divulgação

A Amazônia perdeu pelo menos 197 km² de florestas nos meses de fevereiro, março e abril – área equivalente a cinco vezes o Parque nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (2) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e podem estar subestimados, já que a medição foi prejudicada pelas nuvens, que cobriram cerca de 80% da região durante os três meses. Também por isso, o instituto afirma que não é possível comparar a leitura com os registros do mesmo período do ano anterior.

No trimestre, o estado onde foram encontradas mais áreas desmatadas foi Mato Grosso, que teve 112 km² de florestas derrubadas. Em segundo lugar está o Pará, com 51 km², seguido por Roraima, com 21 km². Mato Grosso e Roraima, contudo, foram os estados menos cobertos por nuvens durante os meses de observação.

A medição faz parte do sistema Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real), que identifica apenas focos de devastação com área maior que 2.500 m². Para o cálculo das áreas desmatadas, são consideradas tanto as matas que foram completamente destruídas – que sofreram o chamado ‘corte raso’ – quanto os locais em que houve degradação parcial.

Em breve, os focos de desmatamento detectados pelo Inpe poderão ser vistos de forma simples e amigável no mapa interativo do Globo Amazônia, que mostra os pontos de destruição da floresta e possibilita aos internautas protestar contra queimadas e desmatamentos.

Aprenda a vigiar a floresta usando o mapa do Globo Amazônia
Alerta

O sistema Deter é desenvolvido para dar apoio às fiscalizações contra crimes ambientais. Como consegue detectar áreas em que a floresta ainda não foi totalmente derrubada, ele permite que providências sejam tomadas antes que toda a mata seja destruída. Normalmente, a divulgação dos números Deter é mensal, mas por causa do aumento das nuvens, o Inpe preferiu agrupar os dados do trimestre no mesmo levantamento.

O balanço anual e consolidado do desmatamento na Amazônia é medido pelo sistema Prodes, também do Inpe, que tem resolução melhor e consegue detectar focos menores de destruição. Os dados desses sistema são divulgados pelo instituto no final do ano.

Se você vive ou viajou para a Amazônia e tem denúncias ou ideias para melhorar
a proteção da floresta, entre em contato com o Globo Amazônia pelo e-mail
[email protected]. Não se esqueça de colocar seu nome, e-mail,
telefone e, se possível fotos ou vídeos.

Em três meses, Amazônia perde cinco parques da Tijuca, aponta Inpe
Medição de fevereiro, março e abril foi prejudicada pelas nuvens.
Mato Grosso foi o estado mais afetado pela devastação.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir