Categoria Economia  Noticia Atualizada em 03-06-2009

Novas refinarias da Petrobras não vão produzir gasolina
José Sérgio Gabrielli, durante o evento Ethanol Summit, em SP
Novas refinarias da Petrobras não vão produzir gasolina
Foto: Ligia Guimarães/G1

Ligia Guimarães

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse nesta terça-feira (2), em São Paulo, que as novas refinarias da estatal não produzirão gasolina, direcionando seus esforços para produtos como diesel, gás e queresone de aviação.

"Nas novas refinarias, não vamos produzir gasolina. Não adianta produzir gasolina no Brasil", ressaltou o executivo durante participação no Ethanol Summit, evento que discute o futuro do mercado de etanol.

Segundo a assessoria de imprensa da estatal, a Petrobras tem duas refinarias em construção, em Pernambuco e no Rio de Janeiro, e três em fase de projetos (nos estados do Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte).

Gabrielli citou estudos que preveem que a gasolina perderá cada vez mais espaço para o etanol no mercado brasileiro de veículos leves. Atualmente, a participação da gasolina já de menos de 50% nesse segmento, e o executivo diz que essa relação possa cair para cerca de 17% até 2020, impulsionada pela expansão dos carros bicombustíveis.

Ao mesmo tempo, o etanol utilizado nos veículos flexíveis (hidratado) atingirá 75%do mercado total de combustíveis até 2020, enquanto o diesel responderá por 7%das vendas e o álcool anidro, por apenas 1%.

"O etanol no Brasil cresce por decisão do consumidor, a existência do carro "flex fuel" mudou o panorama. Os postos de gasolina deveriam ser chamados de postos de etanol", declarou Gabrielli. Ele acredita que a expansão dos modelos bicombustíveis ocorre no país porque o mercado é um caso "único" em termos de disponibilidade do combustível.

Mercado de etanol

O presidente da empresa também afirmou não acreditar na consolidação de um mercado global de etanol nos moldes do existente no Brasil.

Gabrielli prevê que, nos próximos 30 anos, o crescimento do mercado mundial de etanol ocorra mais por meio do combustível misturado à gasolina do que pela venda direta nas bombas dos postos. "Dificilmente termos um mercado global de etanol na escala do Brasil", ressaltou ele.

O executivo, entretanto, ressaltou que o combustível deverá a ganhar importância no mundo. Gabrielli divulgou previsões de que o comércio de etanol no mundo seja dez vezes maior que o atual até 2020. Em 30 anos, ele diz acreditar que o produto represente entre 5% e 15% do total de combustível utilizado no mundo.

(Com informações da Reuters)

Novas refinarias da Petrobras não vão produzir gasolina, diz Gabrielli
Gasolina perderá cada vez mais espaço para o etanol, afirma executivo.
Participação do combustível em veículos leves pode cair a 17% até 2020.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir