Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-06-2009

China bloqueia sites por 20 anos no massacre de Tiananmen
Viatura da pol�cia est� posicionada na Pra�a da Paz Celestial, palco do protesto de 1989
China bloqueia sites por 20 anos no massacre de Tiananmen
Foto: AP

PEQUIM - Autoridades chinesas bloquearam nesta ter�a-feira, 2, redes sociais na internet como o Twitter, o Flickr e os servi�os do Hotmail �s v�speras do anivers�rio de 20 anos do massacre de Tiananmen em favor da democracia. A censura aos endere�os na web come�ou h� algumas semanas, quando outras ferramentas da web como os servidores de blog Blogspot, Wordpress e o portal de v�deos YouTube foram.

Nesta quinta-feira, dia 4 de junho, cumprem-se os 20 anos da violenta repress�o exercida pelo governo chin�s contra os estudantes e trabalhadores que se manifestavam na Pra�a Tiananmen durante a primavera de 1989 para pedir por reformas pol�ticas na China. O epis�dio foi imortalizado pela imagem de um jovem se colocando em frente a uma fileira de tanques militares, na tentativa de impedir o combate. At� hoje n�o � sabida a identidade e o destino desse jovem.

Autoridades encarregadas de vigiar a internet ainda bloquearam centros de mensagens de mais de 6 mil sites de universidades, aparentemente para impedir a discuss�o sobre os sucessos de 1989. "Bloquear o Hotmail � algo importante, afetar� muita gente que n�o reclamaria de n�o usar o YouTube ou o Twitter, porque o uso de correio eletr�nico � essencial", afirmou um internauta identificado como Alex.

O dirigente estudantil exilado Chai Ling, em uma inusual declara��o p�blica antecipando a data, pediu a liberdade de presos pol�ticos, uma investiga��o independente dos fatos e que seja permitido o retorno de ativistas estudantis ao pa�s. "A atual gera��o de l�deres que n�o s�o respons�veis deveriam ter o valor de anular os veredictos" por conta dos protestos, afirmou Chai em uma declara��o difundida pelo Centro de Informa��o dos Direitos Humanos e da Democracia, com sede em Hong Kong.

A China nunca permitiu uma investiga��o independente sobre o massacre de milhares de estudantes, ativistas e cidad�os pelas for�as armadas. O tema ainda � considerado tabu na China continental, onde as autoridades respondem as perguntas sobre Tiananmen com declara��es sobre o progresso e a prosperidade do pa�s desde o epis�dio.

China bloqueia sites por 20 anos no massacre de Tiananmen
Sites como Twitter, Flickr, servidores de blog e Hotmail s�o censurados na v�spera do anivers�rio.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir