Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 03-06-2009

FAB detecta destroços que podem ser do voo 447
Poltrona de avião e manchas de óleo foram avistadas; ainda é preciso coletar pedaços e analisá-los para confirmar origem
FAB detecta destroços que podem ser do voo 447
Foto: http://www.abril.com.br (trajeto do Air Bus)

Aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) detectaram destroços durante as buscas pela aeronave da Air France que desapareceu no trajeto entre o Rio de Janeiro e Paris, informou representante da FAB em entrevista concedida na manhã desta terça-feira (2).

Durante a madrugada, radar do avião R-99, que decolou de Fernando de Noronha no fim da noite de segunda (1) para fazer varreduras, identificou por volta da 1h indícios de materiais metálicos e não metálicos flutuando no oceano. "As posições desses retornos foram marcadas por coordenadas e motivaram o replanejamento das buscas concentrando-se agora 650 km a nordeste de Fernando de Noronha", informou representante da FAB nesta manhã.

Aeronaves C-130 que também sobrevoaram a região avistaram, por volta das 5h30, materiais em dois pontos: uma poltrona de avião, pequenos pedaços brancos, uma boia laranja, um tambor, além de vestígios de óleo e querosene.

De acordo com a FAB, ainda não é possível confirmar que o material encontrado é da aeronave desaparecida. Para a confirmação, é necessário que uma peça seja retirada do local e que nela haja alguma identificação da companhia aérea.

Histórico
O voo AF 447 da Air France, operado por um Airbus A 330-200, desapareceu com 228 pessoas a bordo depois de decolar do Rio às 19h de domingo (31). A chegada na capital francesa estava prevista para as 6h15 (de Brasília), segundo a empresa.

A companhia informou que localizou a zona onde ocorreu a tragédia. Segundo comunicado, o desastre aconteceu a meio caminho das costas do Brasil e da África. O governo brasileiro participa das buscas com aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e navios da marinha.

A expectativa de encontrar sobreviventes, no entanto, é muito pequena. O presidente da França, Nicolas Sarkozy, visitou o aeroporto Roissy-Charles de Gaulle, onde o avião deveria chegar, e declarou que o acontecido "é um acidente trágico. As chances de serem encontrados sobreviventes são muito pequenas".

Dentre 228 os passageiros, 126 são homens, 82 mulheres, além de sete crianças e um bebê. Dos tripulantes, três são responsáveis pela condução da aeronave e 12 pelo atendimento aos passageiros.

A Air France informou que não vai divulgar a lista oficial com os nomes dos passageiros até contatar todas as famílias. No entanto, a companhia já afirmou que havia 58 brasileiros no voo. Este número diverge do divulgado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que disse haver 57 pessoas do Brasil no avião.

FAB detecta destroços que podem ser do voo 447

Fonte: http://www.abril.com.br
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir