Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-06-2009

Air France voo 447: cronologia com os principais fatos do ac
Air Bus A-330 decolocou do Rio �s 19h30 do domingo (31) rumo a Paris. Poss�vel pane el�trica motivou queda no Oceano Atl�ntico 4h depois.
Air France voo 447: cronologia com os principais fatos do ac
Foto: Arte G1/G1

DOMINGO (31)

- 19h30: Decolagem. O voo da empresa Air France AF 447, com 216 passageiros e 12 tripulantes, decola do aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, com chegada prevista para as 6h10 (hor�rio de Bras�lia) de segunda-feira (1�), no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris.

- 23h14: Pane. O Airbus 330, de matr�cula F-GZCP, envia mensagem autom�tica de pane el�trica depois de atravessar uma �rea de tempestade sobre o Oceano Atl�ntico, na qual enfrentou forte turbul�ncia.


SEGUNDA-FEIRA (1�)

- 8h00: Confirma��o. Air France confirma oficialmente o desaparecimento da aeronave do v�o AF 447 e coloca � disposi��o de parentes dos passageiros uma equipe para esclarecer as d�vidas e dar apoio psicol�gico aos familiares.

- 9h00: Passageiros. A empresa a�rea divulga que, entre os 216 passageiros do voo AF 447, havia um beb�, sete crian�as, 82 mulheres e 126 homens. A aeronave estava em uso desde 2005 e havia passado por manuten��o t�cnica pela �ltima vez em 16 de abril.

- 9h30: Buscas. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, divulga nota informando que as autoridades brasileiras devem atuar "na mais estreita coordena��o" com as autoridades francesas, em busca de informa��es sobre o desaparecimento do avi�o.

- 10h00: Via r�dio. De acordo com a nota da For�a A�rea Brasileira, o �ltimo contato foi feito �s 22h33 (hor�rio de Bras�lia), via r�dio, com o Centro de Controle de �rea Atl�ntico (Cindacta 3). Nesse momento, foi avisado que a aeronave ingressaria no espa�o a�reo de Dakar-Senegal, �s 23h20 (hor�rio de Bras�lia).

- 12h12: Navios. A Marinha informou que as tr�s embarca��es que participam das buscas sa�ram, respectivamente, do Rio de Janeiro, do 2� Distrito Naval em Salvador e 3� Distrito Naval em Natal. Os navios seguem para �rea mar�tima pr�xima de Fernando de Noronha.

- 14h06: Chances. O presidente da Fran�a, Nicolas Sarkozy, disse que s�o escassas as chances de haver sobreviventes do voo AF 447. Sarkozy est� no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, para acompanhar a crise.

- 17h20: Causas desconhecidas. A diretora geral da Air France no Brasil, Isabelle Birem, disse durante entrevista coletiva que a dire��o da empresa ainda n�o tem ideia do que pode ter causado a queda da aeronave.

- 18h41: Pelo mar. As tr�s embarca��es da Marinha do Brasil devem chegar ao local do desaparecimento apenas �s 7h desta quarta-feira (3). Os navios Fragata "Constitui��o", Corveta "Caboclo" e Navio-Patrulha "Graja�" sa�ram de tr�s pontos do pa�s para ajudar nas buscas.

- 20h13: Pontos laranjas. A Aeron�utica confirmou no in�cio da noite desta segunda-feira (1�) que um piloto de um v�o comercial reportou ter visto "pontos laranjas" no meio do Oceano Atl�ntico cerca de 30 minutos ap�s o Airbus da Air France ter emitido um informe de pane el�trica, �s 23h14 de domingo.


TER�A-FEIRA (2)

- 1h11: Navio franc�s. A Aeron�utica informou na madrugada desta ter�a-feira (2) que um navio franc�s fez uma busca na �rea apontada pelo piloto da TAM, que teria visto "pontos laranjas" no mar, e n�o encontrou nada.

- 9h19: Notre-Dame. A Air France anunciou nesta ter�a-feira (2) que vai realizar uma cerim�nia ecum�nica na Catedral de Notre-Dame, em Paris, para os parentes e amigos dos passageiros do voo 447, desaparecido sobre o Oceano Atl�ntico quando ia do Rio de Janeiro a Paris.

- 9h40: Objetos. A Aeron�utica informou nesta ter�a-feira (2) que encontrou objetos met�licos e n�o met�licos no Oceano Atl�ntico. Ainda n�o h� confirma��o de que sejam do Airbus da Air France desaparecido. Teriam sido vistos uma poltrona, uma boia laranja, um tambor, objetos brancos, al�m de mancha de �leo e querosene.

- 12h55: Profundidade. A regi�o onde foram encontrados objetos que podem ser do voo tem, em m�dia, quatro quil�metros de profundidade, segundo o ocean�grafo Moys�s Tessler. "N�o h� atividade humana praticamente nenhuma por ali", disse.

- 15h20: No local. A Marinha afirmou que tr�s navios mercantes chegaram no fim da manh� ao local onde foram visualizados objetos met�licos e n�o-met�licos. As embarca��es particulares seguiam pelo Oceano Atl�ntico e foram deslocadas para auxiliar nas buscas.

- 16h48: Pont�fice. O Papa Bento XVI expressou sua solidariedade aos parentes dos passageiros e da tripula��o. Em comunicado, ele invocou a "miseric�rdia divina" pelas v�timas e expressou sua "proximidade espiritual" com todos aqueles que foram "duramente" afetados.

- 17h30: Queda. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou em entrevista coletiva que o avi�o caiu no Atl�ntico. "O avi�o caiu naquele quadro", disse, referindo-se a uma �rea perto de onde foram localizados destro�os nesta madrugada.

- 17h37: Coleta. Os objetos encontrados ser�o recolhidos e embarcados no navio Graja�, da Marinha, que levar� o material para Fernando De Noronha. O Brasil ficar� respons�vel pela busca de corpos e destro�os, enquanto as investiga��es ficar�o com a Fran�a.

- 19h58: Continuidade. As buscas concentradas no Oceano Atl�ntico pelos destro�os e poss�veis v�timas da queda do Airbus 330-220 v�o prosseguir durante toda a noite.

- 20h30: Luto. O presidente em exerc�cio, Jos� de Alencar, decretou na noite desta ter�a-feira (2) luto oficial de tr�s dias pela poss�vel morte dos passageiros do voo AF 447 da Air France, que desapeceu no �ltimo domingo quando fazia o trajeto Rio-Paris.


QUARTA-FEIRA (3)

- 0h16: Ajuda dos EUA. O avi�o militar dos Estados Unidos que est� no Brasil para apoio �s buscas por destro�os e poss�veis sobreviventes do v�o 447 da Air France parte para a primeira miss�o �s 3h desta quarta (3).

- 7h14: Sem defeito. O chefe do escrit�rio de investiga��o e an�lises de acidentes a�reos na Fran�a, Paul-Louis Arslanian, disse que pretende realizar um relat�rio minucioso para tentar esclarecer as causas do acidente. Ele descarta a hip�tese de que a aeronave decolou do Rio com algum defeito.

- 7h22: Caixas-pretas. As caixas-pretas do Airbus A330-200 da Air France que caiu na madrugada da segunda-feira (1�) sobre o Oceano Atl�ntico podem nunca ser encontradas, segundo afirmou nesta quarta-feira (3) Paul-Louis Arslanian, chefe da ag�ncia francesa de investiga��es sobre acidentes a�reos.

- 7h56: Regi�o hostil. O local onde foram encontrados os primeiros destro�os do avi�o do voo AF 447 � uma das regi�es mais hostis do oceano. As correntes mar�timas s�o fortes. E as buscas n�o pararam por nenhum instante, para que nada escape ao alcance dos equipamentos de localiza��o.

- 10h42: Destro�os. O coronel Jorge Amaral, da Aeron�utica, afirmou que foram encontrados quatro novos pontos com destro�os que podem ser o avi�o que fazia o voo AF 447 e caiu no Oceano Atl�ntico.

Air France voo 447: cronologia com os principais fatos do acidente

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir