Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-06-2009

OEA suspende debate sobre retorno de Cuba sem consenso
Os chanceleres presentes na reuni�o da Organiza��o dos Estados Americanos (OEA)
OEA suspende debate sobre retorno de Cuba sem consenso
Foto: AFP

SAN PEDRO SULA, Honduras (AFP) � Os chanceleres presentes na reuni�o da Organiza��o dos Estados Americanos (OEA) em Honduras n�o conseguiram chegar a um consenso na ter�a-feira sobre o retorno de Cuba � organiza��o, durante o primeiro dia da assembleia em Honduras, mas voltar�o a abordar o tema nesta quarta-feira.

Ap�s 13 horas de debates da assembleia, as delega��es dos 34 pa�ses da OEA se retiraram da reuni�o sem um consenso ap�s as 23H00 locais de ter�a-feira (2H00 de Bras�lia, madrugada de quarta-feira).

"Est�vamos a ponto de obter um acordo, mas infelizmente alguns pa�ses simplesmente n�o podiam aceitar alguns aspectos da resolu��o acordada pela grande maioria", afirmou o chefe da diplomacia americana para a Am�rica Latina, Thomas Shannon.

"Vamos ver amanh� (nesta quarta-feira) o que poderemos fazer", completou Shannon ao deixar o Clube �rabe da cidade hondurenha de San Pedro Sula, onde acontece a assembleia da OEA.

Deste modo, o principal tema da agenda ficou sem solu��o no primeiro dia da assembleia, mas os debates devem ser retomados nesta quarta-feira.
Venezuela, Nicar�gua, Bol�via e Honduras n�o aceitam a imposi��o de condi��es para o retorno de Cuba � OEA.

Nesta quarta-feira, os debates devem prosseguir entre embaixadores, j� que v�rios chanceleres, como a secret�ria de Estado americana, Hillary Clinton, j� deixaram Honduras.

OEA suspende debate sobre retorno de Cuba sem consenso

Fonte: AFP
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir