Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 03-06-2009

Cerimônia em Notre Dame lembra passageiros do vôo AF 447
Parentes de vítimas chegam à catedral de Notre Dame, em Paris para participar de ato ecumênico
Cerimônia em Notre Dame lembra passageiros do vôo AF 447
Foto: http://noticias.terra.com.br

LÚCIA JARDIM
Direto de Paris

Acabou por volta das 17h20 (12h20 no horário de Brasília) em Notre Dame, em Paris, uma cerimônia ecumênica em homenagem às vítimas do acidente com o avião Airbus do vôo AF 447, da Air France. Participaram da cerimônia apenas familiares das vítimas e funcionários da companhia aérea, além de autoridades, como o presidente da França, Nicolas Sarkozy. A catedral não foi aberta ao público nem à imprensa.

Os representantes de famílias dos passageiros do vôo 447 foram ao altar pegarem uma vela para representar as vítimas e ficaram com ela até o final da cerimônia.

Cinco religiões diferentes estavam representadas na catedral: judeus, muçulmanos, católicos, protestantes e ortodoxos participaram da cerimônia. O imã Mohammed Moussaoui realizou uma oração em árabe para os presentes na igreja. O rabino Haim Korsia também fez uma oração.

A maioria dos familiares dos passageiros chegou e também deixou o local dentro de ônibus fretados pela companhia aérea. Sem passarem pela imprensa, ingressaram e sairam diretamente da catedral.

A cerimônia durou pouco mais de uma hora e ao final foi declamado um poema do brasileiro Adhemar Barros. Muito emocionado diante da catedral, o público permaneceu em pé ouvindo o que acontecia no interior por auto-falantes instalados na praça em frente a Notre Dame.

Entre os presentes à cerimônia, havia muitos brasileiros que foram prestar solidariedade aos familiares, mesmo que não conhecessem ninguém. "Eu sei que eles nem vão saber que eu vim, mas eu acho que a presença brasileira para os familiares que estão aqui é importante", disse Cristiane Cardoso, 23 anos, estudante que mora na França há 3 anos.

"Nunca tive medo de avião, mas confesso que um acidente em um vôo vindo pra Paris, apenas uma semana após minha chegada aqui, é aterrorizante", afirmou a estudante Carla Nogueira, 27 anos.

Na saída, enquanto a maioria dos familiares preferiu deixar o local nos ônibus disponíveis, os funcionários da companhia aérea saíram diretamente pela rua e relataram que os momentos de canto e da entrega das velas ao altar foram os mais emocionantes. "Foi uma cerimônia lindíssima, nada vai trazer os passageiros de volta, mas uma acho que uma homenagem como essa pode reconfortar um pouco o coração despedaçado das famílias e mesmo os nossos", declarou Christoph Deletang, piloto da Air France.

A aeromoça da Air France Letícia Hermont representou o colega e amigo Lucas Gagliano Jucá. Na saída do evento, ela mostrou uma foto dele e disse que vai guardar lembranças boas do colega. Ela afirmou que ainda acredita que possam ser encontrados sobreviventes. "Vou ficar torcendo por um milagre. Minha esperança é ultima que morre."

Outro comissário brasileiro Marcel Chapnan, que leu o poema de Adhemar Barros, disse que no momento só conseguia pensar em uma palavra: "perda". Há 7 anos na empresa, ele estará domingo no vôo da Air Frande de Paris para o Rio de Janeiro. "A gente tenta segurar em tudo o que acredita para poder seguir em frente. Aconteceu, todo mundo tem a sua hora", disse.

Já as aeromoças Anne-Sophie Canabal e Maud Koehler relataram que ainda não voaram depois do acidente e estão temerosas para quando tiveram que subir em um avião. "Sei que é a minha profissão, mas é impossível não pensar, o tempo todo, que poderia ter acontecido comigo", disse Anne-Sophie.

"O importante é que acidentes como este continuam sendo muito raros e, quando acontecem, as companhias e autoridades tomam todas as providências possíveis para evitar novos. Isso é que me conforta", declarou Maud.

O acidente
O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro no domingo (31), às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília).

De acordo com nota divulgada pela FAB, às 22h33 (horário de Brasília) o vôo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal.

Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta, segundo a FAB. Antes disso, no entanto, a aeronave voava normalmente a 35 mil pés (11 km) de altitude.

A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). A equipe de resgate da FAB foi acionada às 2h30 (horário de Brasília).

Cerimônia em Notre Dame lembra passageiros do vôo AF 447.

Parentes de vítimas chegam à catedral de Notre Dame, em Paris para participar de ato ecumênico.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir