Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-06-2009

Air France voo 447: cronologia com os principais fatos do ac
Air Bus A-330 decolocou do Rio às 19h30 do domingo (31) rumo a Paris. Possível pane elétrica motivou queda no Oceano Atlântico 4h depois.
Air France voo 447: cronologia com os principais fatos do ac
Foto: Arte G1/G1

DOMINGO (31)

- 19h30: Decolagem. O voo da empresa Air France AF 447, com 216 passageiros e 12 tripulantes, decola do aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, com chegada prevista para as 6h10 (horário de Brasília) de segunda-feira (1º), no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris.

- 23h14: Pane. O Airbus 330, de matrícula F-GZCP, envia mensagem automática de pane elétrica depois de atravessar uma área de tempestade sobre o Oceano Atlântico, na qual enfrentou forte turbulência.


SEGUNDA-FEIRA (1º)

- 8h00: Confirmação. Air France confirma oficialmente o desaparecimento da aeronave do vôo AF 447 e coloca à disposição de parentes dos passageiros uma equipe para esclarecer as dúvidas e dar apoio psicológico aos familiares.

- 9h00: Passageiros. A empresa aérea divulga que, entre os 216 passageiros do voo AF 447, havia um bebê, sete crianças, 82 mulheres e 126 homens. A aeronave estava em uso desde 2005 e havia passado por manutenção técnica pela última vez em 16 de abril.

- 9h30: Buscas. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, divulga nota informando que as autoridades brasileiras devem atuar "na mais estreita coordenação" com as autoridades francesas, em busca de informações sobre o desaparecimento do avião.

- 10h00: Via rádio. De acordo com a nota da Força Aérea Brasileira, o último contato foi feito às 22h33 (horário de Brasília), via rádio, com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta 3). Nesse momento, foi avisado que a aeronave ingressaria no espaço aéreo de Dakar-Senegal, às 23h20 (horário de Brasília).

- 12h12: Navios. A Marinha informou que as três embarcações que participam das buscas saíram, respectivamente, do Rio de Janeiro, do 2º Distrito Naval em Salvador e 3º Distrito Naval em Natal. Os navios seguem para área marítima próxima de Fernando de Noronha.

- 14h06: Chances. O presidente da França, Nicolas Sarkozy, disse que são escassas as chances de haver sobreviventes do voo AF 447. Sarkozy está no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, para acompanhar a crise.

- 17h20: Causas desconhecidas. A diretora geral da Air France no Brasil, Isabelle Birem, disse durante entrevista coletiva que a direção da empresa ainda não tem ideia do que pode ter causado a queda da aeronave.

- 18h41: Pelo mar. As três embarcações da Marinha do Brasil devem chegar ao local do desaparecimento apenas às 7h desta quarta-feira (3). Os navios Fragata "Constituição", Corveta "Caboclo" e Navio-Patrulha "Grajaú" saíram de três pontos do país para ajudar nas buscas.

- 20h13: Pontos laranjas. A Aeronáutica confirmou no início da noite desta segunda-feira (1º) que um piloto de um vôo comercial reportou ter visto "pontos laranjas" no meio do Oceano Atlântico cerca de 30 minutos após o Airbus da Air France ter emitido um informe de pane elétrica, às 23h14 de domingo.


TERÇA-FEIRA (2)

- 1h11: Navio francês. A Aeronáutica informou na madrugada desta terça-feira (2) que um navio francês fez uma busca na área apontada pelo piloto da TAM, que teria visto "pontos laranjas" no mar, e não encontrou nada.

- 9h19: Notre-Dame. A Air France anunciou nesta terça-feira (2) que vai realizar uma cerimônia ecumênica na Catedral de Notre-Dame, em Paris, para os parentes e amigos dos passageiros do voo 447, desaparecido sobre o Oceano Atlântico quando ia do Rio de Janeiro a Paris.

- 9h40: Objetos. A Aeronáutica informou nesta terça-feira (2) que encontrou objetos metálicos e não metálicos no Oceano Atlântico. Ainda não há confirmação de que sejam do Airbus da Air France desaparecido. Teriam sido vistos uma poltrona, uma boia laranja, um tambor, objetos brancos, além de mancha de óleo e querosene.

- 12h55: Profundidade. A região onde foram encontrados objetos que podem ser do voo tem, em média, quatro quilômetros de profundidade, segundo o oceanógrafo Moysés Tessler. "Não há atividade humana praticamente nenhuma por ali", disse.

- 15h20: No local. A Marinha afirmou que três navios mercantes chegaram no fim da manhã ao local onde foram visualizados objetos metálicos e não-metálicos. As embarcações particulares seguiam pelo Oceano Atlântico e foram deslocadas para auxiliar nas buscas.

- 16h48: Pontífice. O Papa Bento XVI expressou sua solidariedade aos parentes dos passageiros e da tripulação. Em comunicado, ele invocou a "misericórdia divina" pelas vítimas e expressou sua "proximidade espiritual" com todos aqueles que foram "duramente" afetados.

- 17h30: Queda. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou em entrevista coletiva que o avião caiu no Atlântico. "O avião caiu naquele quadro", disse, referindo-se a uma área perto de onde foram localizados destroços nesta madrugada.

- 17h37: Coleta. Os objetos encontrados serão recolhidos e embarcados no navio Grajaú, da Marinha, que levará o material para Fernando De Noronha. O Brasil ficará responsável pela busca de corpos e destroços, enquanto as investigações ficarão com a França.

- 19h58: Continuidade. As buscas concentradas no Oceano Atlântico pelos destroços e possíveis vítimas da queda do Airbus 330-220 vão prosseguir durante toda a noite.

- 20h30: Luto. O presidente em exercício, José de Alencar, decretou na noite desta terça-feira (2) luto oficial de três dias pela possível morte dos passageiros do voo AF 447 da Air France, que desapeceu no último domingo quando fazia o trajeto Rio-Paris.


QUARTA-FEIRA (3)

- 0h16: Ajuda dos EUA. O avião militar dos Estados Unidos que está no Brasil para apoio às buscas por destroços e possíveis sobreviventes do vôo 447 da Air France parte para a primeira missão às 3h desta quarta (3).

- 7h14: Sem defeito. O chefe do escritório de investigação e análises de acidentes aéreos na França, Paul-Louis Arslanian, disse que pretende realizar um relatório minucioso para tentar esclarecer as causas do acidente. Ele descarta a hipótese de que a aeronave decolou do Rio com algum defeito.

- 7h22: Caixas-pretas. As caixas-pretas do Airbus A330-200 da Air France que caiu na madrugada da segunda-feira (1º) sobre o Oceano Atlântico podem nunca ser encontradas, segundo afirmou nesta quarta-feira (3) Paul-Louis Arslanian, chefe da agência francesa de investigações sobre acidentes aéreos.

- 7h56: Região hostil. O local onde foram encontrados os primeiros destroços do avião do voo AF 447 é uma das regiões mais hostis do oceano. As correntes marítimas são fortes. E as buscas não pararam por nenhum instante, para que nada escape ao alcance dos equipamentos de localização.

- 10h42: Destroços. O coronel Jorge Amaral, da Aeronáutica, afirmou que foram encontrados quatro novos pontos com destroços que podem ser o avião que fazia o voo AF 447 e caiu no Oceano Atlântico.

Air France voo 447: cronologia com os principais fatos do acidente


Sobre Marataízes:
Conheça os Hotéis e Pousadas de Marataizes.Notícias do Brasil e do Mundo em tempo real. Você encontra tudo isso em nosso site parceiro o mais completo portal de Marataízes. Acesse o Maratimba.com o mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim.

Fonte: G1
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir