Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-06-2009

Vigilãncia Ambiental Atendendo a População
De acordo com os dados epidemiológicos da Secretaria de Saúde os índices de casos suspeitos de dengue...
Vigilãncia Ambiental Atendendo a População
Vigilãncia Ambiental
Foto: José Rubens Brumana

De acordo com os dados epidemiológicos da Secretaria de Saúde os índices de casos suspeitos de dengue estão aumentando a cada semana. Esse aumento de casos já era esperado uma vez que o Estado do Espírito Santo vem dando o alerta desde janeiro de 2009 e muitas pessoas estão morrendo acometidas pela dengue, apesar da mídia abordar diariamente acerca dos cuidados preventivos, enfim a população está saturada de informações, porém não se mobilizam a ação de eliminação dos criadouros não é praticada.

Em razão desse considerável aumento de casos acompanhados pela Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental pontuados no bairro Areias Negras nas ruas Tomé de Souza, Filemon Tenório, Calabar Gomes do Amaral, Benedito Lima Filho, Astério, Carmem Freire, Domingos Viana, Alda Messias da Hora, Jorge Viana e José Brumana, no dia 16 de maio de 2009 foi realizado um mutirão para alertar, informar, identificar doentes com dengue e coletar sangue para sorologia para dengue a fim de formar uma barreira de proteção para que a dengue não espalhe por outras ruas e bairros.

O trabalho foi realizado em todos os quarteirões das ruas citadas. Os agentes de endemias da Vigilância Ambiental formaram equipes e cada uma ficou responsável por um determinado numero de quarteirões. Os agentes visitaram casa a casa, conscientizando os moradores sobre a necessidade de eliminar criadouros para o mosquito, assim como da importância de procurar imediatamente uma Unidade de Saúde no caso de suspeita de Dengue, ou seja, ao apresentar os sintomas da doença. Todos os suspeitos encontrados durante a visita foram encaminhados para uma tenda montada na garagem emprestada por um morador próximo á Ação Social, onde a equipe da Vigilância Epidemiológica repassava as orientações e cuidados, como também coletava sangue para a realização da sorologia para dengue. Durante o mutirão foi realizado um bloqueio com o equipamento de pulverização U UBV portátil com a finalidade de diminuir o numero de mosquito alados (possivelmente contaminados com o vírus da dengue) interrompendo o ciclo da doença. Todas as casas que permitiram a entrada e que estavam abertas foram bloqueadas. Porem o inseticida mata apenas os mosquitos adultos, o que não descarta a necessidade de eliminar criadouros. O trabalho resultou em 23 coletas de sangue e a identificação de 35 pessoas com os sintomas.

Vale ressaltar que o importante é que todos aqueles que suspeitarem de dengue devem procurar uma Unidade de Saúde para receberem as orientações necessárias e assim evitarmos possíveis óbitos, além de colaborar com o trabalho preventivo da Vigilância Ambiental.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir