Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 04-06-2009

Palm precisa afinar recursos do Pre para enfrentar iPhone
O aguardado Pre traz algumas boas novidades, mas a Palm ainda tem muito a fazer se o aparelho pretende se tornar concorrente s�rio do iPhone
Palm precisa afinar recursos do Pre para enfrentar iPhone
Foto: Reuters

Por Sinead Carew

NOVA YORK (Reuters) - O aguardado Pre traz algumas boas novidades, mas a Palm ainda tem muito a fazer se o aparelho pretende se tornar concorrente s�rio do iPhone.

Ele atendeu a algumas das minhas expectativas, mas deixou a desejar quanto a outras, nos poucos dias de teste que realizei com o aparelho.

A interface parece nova e interessante, com recursos atraentes. Mas recursos como ver fotos e navegar online podem ser lentos e a integra��o com redes sociais n�o � t�o extensa quanto eu esperava.

MENSAGENS

Talvez a maior novidade do Pre seja a forma pela qual ele conduz mensagens. � poss�vel trocar mensagens de texto com os contatos telef�nicos a partir de qualquer aplicativo, e tamb�m conversar via mensagens instant�neas com amigos equipados com o Google Talk ou o AOL Instant Messenger.

Outro recurso � um sistema de alerta que apresenta a primeira linha de novas mensagens na por��o inferior da tela, n�o importa o que mais o usu�rio esteja fazendo naquele momento com o aparelho.

Quem procura uma alternativa ao BlackBerry pode ficar feliz em saber que uma vez que um email � aberto � muito f�cil baixar um documento ou PDF e ampliar o texto na tela.

CORTAR, COPIAR E COLAR

Ao contr�rio dos iPhones atuais, o Pre permite copiar e colar, mas os controles s�o mais dif�ceis de usar que os de um BlackBerry, que emprega um simples controle de rolagem para a sele��o de texto.

FACEBOOK

Uma das promessas mais animadoras da Palm era a integra��o com servi�os de redes sociais como o Facebook, mas ela parece limitada, ao menos inicialmente.

O usu�rio pode acrescentar amigos do Facebook � sua lista de contatos telef�nicos, mas n�o escrever para eles diretamente da lista de contatos. Para fazer isso, � preciso usar o browser do Pre.

FOTOS

O Pre tem uma c�mera de tr�s megapixels que pode ser usada em modo horizontal ou vertical e foi poss�vel fazer boas imagens com ela.

Entretanto, o maior problema foi a tela que exibe as imagens. O Pre � projetado para permitir que o usu�rio veja as fotos armazenadas ao passar o dedo pela tela. Na pr�tica, foi preciso at� 10 segundos para que cada foto se torna-se clara e sem pixels aparentes, diferente do que ocorre no iPhone.

MULTITAREFA

O Pre facilita as multitarefas, ou seja, manter diferentes aplicativos abertos ao mesmo tempo, enquanto no iPhone � necess�rio abrir um aplicativo e fechar outro. Al�m disso, os diversos aplicativos abertos s�o mostrados de forma divertida, como uma s�rie de cart�es lado a lado na tela. Para selecionar o desejado, passe o dedo sobre ele e bata na tela. Para fechar um aplicativo, basta deslizar o dedo verticalmente pela tela.

No teste foi poss�vel abrir entre 8 e 12 aplicativos, dependendo da sofistica��o deles. O servi�o de v�deo do YouTube para exigir mais que outros aplicativos. Quando estava com oito programas abertos, incluindo o YouTube, uma mensagem foi exibida indicando que havia muitos aplicativos abertos.

BATERIA E VELOCIDADE DE REDE

N�o medi a dura��o da carga da bateria cientificamente, mas as indica��es s�o preocupantes: depois de uma noite de carga e de uma manh� de uso, a bateria se esgotou �s 13h.

Um email da Palm explicou que desligar o recurso de mensagens instant�neas ajuda a economizar energia. Soa como um conselho, mas � dif�cil ouvir que o recurso mais interessante do aparelho drene sua bateria.

A velocidade de dados na rede da Sprint Nextel � vari�vel. A Palm recomenda o uso de conex�es WiFi com a Web sempre que poss�vel, mas elas nem sempre est�o dispon�veis em todo lugar.

Palm precisa afinar recursos do Pre para enfrentar iPhone

Fonte: Reuters
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir