Categoria Economia  Noticia Atualizada em 04-06-2009

Banco Central Europeu prevê queda ainda maior do PIB neste a
Organização agora aposta em contração de 4,6% em 2009. Para presidente do BCE, economia deve recuperar-se gradualmente.
Banco Central Europeu prevê queda ainda maior do PIB neste a
Foto: Reuters

O Banco Central Europeu elevou para 4,6% sua previsão para a queda do Produto Interno Bruto (PIB) na zona do euro (16 países europeus que compartilham a moeda) em 2009, anunciou nesta quinta-feira (4) o presidente do BCE, Jean-Claude Trichet.

O BCE apostava até então que o PIB iria recuar 2,7% em 2009.

"Os efeitos negativos trazidos do ano passado e o resultado muito fraco no primeiro trimestre de 2009 contribuíram significativamente para esta revisão", disse Trichet.

Nos primeiros três meses do ano, a economia da zona do euro se contraiu em 2,5% na comparação trimestral e 4,8% na anual.

2010

Para 2010, a instituição também elevou suas previsões: ela espera agora um recuo do PIB de 0,3%, contra um crescimento nulo até então.

Mas Trichet disse que as pesquisas econômicas sugerem que a atividade daqui em diante terá desempenho a uma taxa de declínio "muito menos negativa". Ele acrescentou que a atividade econômica deve recuperar-se gradualmente e começar a crescer em meados de 2010.

Sobre a inflação na zona euro, o BCE abaixou levemente sua previsão, de 0,4% para 0,3%. Para 2010, o BCE manteve nesta quinta-feira sua previsão de 1%.
O BCE atualiza suas previsões a cada três meses para a economia dos 16 países da zona euro.

Juros

O atual nível de 1% ao ano da taxa básica de juros na zona do euro é "adequado", disse Trichet, em entrevista à imprensa após o anúncio da decisão de manter o juro básico dos 16 países europeus que compartilham o euro no nível recorde de baixa. Segundo ele, tal julgamento reflete indicadores econômicos e também o anúncio feito no mês passado de que o BCE irá apoiar os mercados de crédito com a compra de títulos de dívida.

Com informações da AFP, Reuters e Agência Estado

Banco Central Europeu prevê queda ainda maior do PIB neste ano

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir