Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-06-2009

Após exames, Alencar deixa hospital e diz que encontrou Dilma
O vice-presidente da República, José Alencar, conversa com a imprensa no dia 26 de maio, antes de embarcar para os EUA
Após exames, Alencar deixa hospital e diz que encontrou Dilma
Foto: Vivi Zanata / Agência Estado

Maria Angélica Oliveira

O vice-presidente da República, José Alencar, realizou exames no hospital Sírio Libanês nesta quinta-feira (4) para avaliar seu quadro de saúde após o início do tratamento experimental contra o câncer a que começou a se submeter nos Estados Unidos.

Alencar deixou o hospital pouco após das 14h e disse que está animado e confiante com o tratamento. O vice-presidente tem tumores na cavidade abdominal e está tomando remédios que atuam na causa da doença, e não nas células cancerígenas.

Alencar contou que está no sétimo dia do primeiro ciclo do tratamento, que dura dez dias. Em seguida, ele deverá permanecer 18 dias sem tomar os remédios. Segundo ele, uma nova ida aos Estados Unidos deverá ocorrer no dia 22.

"Estou admirado com a confiança e a segurança com que o doutor Paulo fala desse tratamento. (...) Me ofereci como uma das cobaias. Assinei que eles podem me matar, podem fazer o que quiserem. [Mas] assinei também que se o remédio der lucro, tiver sucesso, não vou cobrar nada", disse.

Ele se disse surpreso com os procedimentos do hospital MD Anderson, em Houston, Texas, onde é desenvolvida a pesquisa. "O monitoramento é fantástico. O dia em que tomei a primeira dose, foram oito coletas de sangue e quatro eletros [eletrocardiograma]."

Alencar não especificou quais exames realizou nesta quinta-feira no Sírio Libanês, mas citou que um deles foi um eletrocardiograma.

Dilma

A ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, também está no hospital nesta quinta para realizar sessões de quimioterapia. Ela chegou ao local às 10h30. Questionado pelos jornalistas sobre a presença da ministra no hospital, Alencar disse que a encontrou. A ministra realiza um tratamento contra um câncer no sistema linfático. "Ela está bem, está curada. O caso dela é muito mais simples do que o meu."

Demonstrando bom humor, Alencar disse que só se candidataria a um mandato em 2010, se estiver curado. "Se eu estiver com este problema, não tenho coragem de chegar ao palanque e pedir voto, porque seria um desrespeito e não teria condições de exercer o mandato. Agora, se Deus me curar, sai da frente."

Novo tratamento

O vice-presidente se ofereceu como voluntário no tratamento. O remédio não tem nome e por enquanto é identificado apenas por um código, mas já mostrou bons resultados em 30 pacientes em tratamento contra o câncer.

Diferentemente da quimioterapia, o remédio ataca apenas as células que provocam o tumor, evitando que elas continuem a agir.

Após exames, Alencar deixa hospital e diz que encontrou Dilma
Vice-presidente luta contra câncer.
Ele se disse confiante e animado com novo tratamento.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir